/

O lago Michigan está a desfazer-se em milhares de pedaços (e as fotografias são incríveis)

O gelo que se foi acumulando durante o inverno no Lago Michigan, nos Estados Unidos, começou a derreter com a chegada da primavera, fazendo com que o gelo se desfaça em milhares de fragmentos, num incrível fenómeno.

Nas várias fotografias que vão sendo partilhadas nas redes sociais, é possível ver milhares de fragmentos de gelo na superfície das águas do lago. A formação de fragmentos de gelo deve-se à agua que se move sob o gelo, que acaba por gerar diferentes padrões à superfície. 56% do lago norte-americano continua congelado.

Grande parte do lago esteve congelado durante o inverno devido às baixas temperaturas que se fizeram sentir, chegando mesmo a atingir os cinco graus abaixo de zero.

Em parte, estas temperaturas foram também causadas devido ao vórtice polar que assolou os Estados Unidos e deixou várias cidades norte-americanas “congeladas”. Chicago foi uma das regiões mais afetadas por este fenómeno.

https://twitter.com/MLive/status/1108402532257271810

Apesar de as imagens serem incríveis, a Guarda Costeira dos Estados Unidos deixou um alerta à população: o fenómeno apenas deve ser observado a uma distância razoável, uma vez que é extremamente perigoso pisar ou andar na superfície do lago que é, neste momento, muito instável.

“Nenhum gelo é seguro, especialmente nesta altura do ano”, advertiram as autoridades citadas pelo média local MLive, dando conta que o do Lago Michigan está a deteriorar-se e, certamente, acabará por quebrar ainda mais.

Centenas de pessoas já se deslocaram ao lago que continuará, durante mais algumas semanas, a encantar turistas e habitantes locais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.