A ideia de um deus todo-poderoso que vigia os humanos a partir do Céu e pune os que se desviam da norma surgiu depois de estes terem trocado a tribo pela sociedade.
Essa é a principal conclusão de um amplo estudo que revê o surgimento das sociedades complexas e a ideia do deus moral. Dos antigos egípcios até o Império Romano, passando pelos hititas, os deuses morais só entram em cena quando as sociedades se tornam realmente grandes.
A crença no sobrenatural é tão antiga como os humanos. Mas a ideia de um ser omnisciente vigilante da moral é mais recente. Antes das revoluções neolíticas, do surgimento da agricultura e das primeiras sociedades, os humanos viviam em grupos relativamente pequenos, baseados no parentesco.
Na tribo, todos se conheciam e seria difícil ter uma conduta antissocial sem ser descoberto. O risco de ser apontado, castigado ou expulso do grupo bastava para controlar o indivíduo. Mas, à medida que as sociedades se foram tornando mais complexas, as relações com estranhos ao clã cresciam e, ao mesmo tempo, as possibilidades de escapar à sanção.
Para muitos estudiosos das religiões, a aparição de um deus moral que tudo vê serviu como “cola” para a coesão social, facilitando a emergência de sociedades cada vez maiores.
“Mas o que vimos é que os deuses moralizantes não são necessários para que se estabeleçam sociedades em grande escala”, disse Harvey Whitehouse, diretor do Centro para o Estudo da Coesão Social da Universidade de Oxford, citado pelo El País. “Só aparecem depois do forte aumento inicial da complexidade social, uma vez que as sociedades alcançam uma população de aproximadamente um milhão de pessoas”.
Com um grupo de cientistas, o antropólogo britânico analisou 414 entidades políticas surgidas do Neolítico. Na base de dados, reunida no projeto Seshat, há desde cidades-Estado como Ur até a confederação viking da Islândia e impérios como o inca e o aqueménida.
Para medir a complexidade, usaram até 55 variáveis diferentes – existência de estratificação e hierarquia social, se existiam a propriedade privada e a capacidade de transferi-la, e o desenvolvimento da agricultura e de exércitos.
Os resultados, publicados na revista Nature, mostram que, quando os deuses morais apareceram, as sociedades já eram na sua maioria muito complexas. Na verdade, as entidades políticas estudadas apresentavam um aumento médio da sua complexidade social até cinco vezes maior antes da chegada desses deuses do que depois.
Só então o deus moral cumpre uma função social: “Talvez se deva a que, chegados a este ponto, as sociedades fiquem tão grandes que se tornam vulneráveis às tensões internas e ao conflito. Os deuses moralizantes ofereciam uma via para que as sociedades continuassem a prosperar apesar de tais tensões, fazendo com que todos cooperassem para evitar ofender um poder superior atento ao comportamento com relação aos outros, e sobre o qual se pensava que castigava os transgressores”, explicou Whitehouse.
As primeiras ideias de um deus moral surgem no antigo Egito, com a figura de Maat, a filha do deus Rá. Isto foi 2.800 antes da era atual, vários séculos depois da unificação das primeiras cidades do vale do Nilo. Segue-a na lista cronológica Shamash, o deus-sol que tudo vê, do Império Acádio, meio milénio posterior ao surgimento das civilizações mesopotâmicas.
O mesmo padrão observa-se com a deidade chinesa Tian e os diversos deuses do Império Hitita, na Anatólia (atual Turquia). Já no primeiro milénio antes da era atual apareceram o masdaísmo (ou zoroastrismo), o judaísmo e, já na era atual, o cristianismo e o islamismo. Todas são religiões com deuses morais surgidas ou evoluídas em sociedades consolidadas.
O estudo mostra que pode haver sociedades altamente complexas sem um deus moral. Isto não significa que não castigassem os humanos, mas faziam-no por faltar às obrigações com as divindades do que por ofender outros humanos. A maioria dessas sociedades é das Américas e Sudeste Asiático.
“Os sacrifícios e as normas de género dos astecas parecem centradas mais na manutenção universal e na melhoria individual que no estabelecimento de costumes religiosamente controlados no qual alguns deuses moralizantes ameaçam punir as ações interpessoais impróprias”, comenta o arqueólogo Alan Covey, da Universidade do Texas.
“Os textos maias parecem mostrar, ao menos no âmbito dos reis, que as razias e os sacrifícios humanos eram eventos memoráveis, e não atos pelos quais se pudesse temer uma desaprovação moral sobrenatural”, acrescenta. “Isto encaixa-se com os traços gerais da visão do mundo andina e as práticas de sacrifícios locais e estatais do Império inca”, conclui.
O estudo vai mais além e julga encontrar uma conexão entre aparição da escrita e a emergência dos deuses morais. Em 9 das 12 regiões do planeta analisadas, os primeiros registos escritos aparecem em média 400 anos antes das primeiras referências aos deuses morais. Isto “sugere que estas crenças não estavam muito difundidas antes da invenção da escrita”, opina Whitehouse.
Por outro lado, o diretor do Instituto para a Ciência da História Humana, o biólogo evolutivo Russell Gray, argumenta que “as provas de deuses moralizantes são difíceis de encontrar antes da invenção da escrita, mas isso não significa que não haja nenhuma. Os primeiros escritos eram principalmente documentos sobre transações financeiras, não sobre crenças religiosas”, acrescenta.
Gray é um dos maiores defensores de que o castigo divino entendido num sentido amplo é um precursor da complexidade política e social. Entretanto, reconhece que “os deuses morais são uma criação relativamente recente”.
A ciência?!
Qualquer pessoa com bom senso já tinha descoberto há muito “quando nasceu deus”!!
Até há um provérbio que define bem isso:
“Quando o primeiro charlatão encontrou o primeiro otário, surgiu o primeiro deus!”
Deu-me o amor para acreditar, em um tempo em que não se pode crer em mais nada.
Eu não fiz nenhuma pergunta, pelo que não percebi o objectivo da tua resposta, mas, também há uma frase interessante para definir isso:
“Acreditar não é saber”!!
Caro, Estamos muitas vezes em desacordo. Mas esta não é uma delas. Não conhecia o provérbio. Mas foi muito bem metido!!!
Ainda bem!
Certamente que acontecerá mais vezes!…
A própria ciência nao dar certeza de nada! Os cientistas se divergem ,nao se tem certeza absoluta de nada!O universo pode ter surgido de uma explosao,os dinossauros podem ter sido extinto por um meteoro. Sempre assim! Acredita-se ou pode ter sido. Certeza mesmo nem uma.
Parabéns amigo.
Você é um dos poucos que conheço que sabe desta mentira milenar e manipuladora. Nós ateus somos tidos como loucos por uma parcela enorme da população mundial que se deixa manipular e aceitam a ideia deísta como verdade absoluta sem se dar ao trabalho de questionar e estudar a fundo tudo o que acontece ao seu redor.
Na verdade, deus é um modo preguiçoso de querer responder a tudo sem se preocupar com a explicação científica das coisas. Isto já está inserido na incultura mundial pelas sociedades dominantes da economia global. E o piór é que pais, filhos, avós, netos, tataranetos, etc, etc… seguem tais preceitos com tanta convicção que a mentira já é toda como verdade absoluta, o que nos leva ao caos do extremismo e discriminações absurdas sem uma base concreta da existência deste ser.
Deus é tão necessário para estas pessoas quanto para quem alimenta esta mentira ganhando fortunas com o desconhecimento alheio. Quem aceita esta ideia é facilmente manipulado, e assim, disseminam toda forma de desprezo que o ser humano abomina mas sofre diariamente através das atitudes nefastas destas pessoas.
Um grande abraço e tudo de bom pra você e sua família.
Pois quem escreveu isto não tem conhecimento que o Monumento mais antigo construido pelo Homem foi Gobekli Tepe na TURQUIA e tem 12.000 anos. Quem construiu esse monumento foram homens caçadores recolectores que aínda não tinham conhecimento da Agricultura. Crê-se que foi exactamente o contrário o que deu origem a um “Deus Moral”, primeiro surgiu a ideia de Deus e só depois se criaram as primeiras civilizações. A Religião foi responsavel pela saida do Homem das Cavernas para a criação da Civlização. GOBEKLI TEPE tem 12.000 anos pelo menos, e é o monumento mais antigo descoberto até hoje. Faz lembrar a ARCA de NOÉ https://www.youtube.com/watch?v=eHG9URGDt6s
O homem saiu das cavernas muito antes de existir um suposto Deus. O autor fala em Deus moralizante, e caso tenha lido com atenção (coisa que não fez, pelo seu comentário) este é aquele tipo de Deus que castiga quem se porta mal. Você fala do Deus-Sol que regia a vida social primitiva dos humanos, era considerada a força inexplicável que hoje em dia não passa de um calhau flamejante.
Ó Banzé, há muito, muito tempo, numa galáxia muito, muito longe, também havia uma doutrina do género. Até que apareceu o Senador Palpatine… “May the Force be with you!”
Como diz um amigo: a bíblia é um livro tão bom como o senhor dos anéis…
Meu caro, o ponto é mesmo a escrita. É a escrita que ilumina o Homem, mas é também pela escrita que o Homem cria deus.
A comunicação, particularmente na sua forma escrita, está intimamente ligada à emergência da memória colectiva, da História, da civilização e à transmissão e perpetuação do conhecimento vencendo as limitações do tempo e do lugar. Por meio da escrita, a palavra de um indivíduo pode ser lida noutros tempos e noutros lugares. É aí que tudo verdadeiramente tem o seu início…
Que click bait, o texto fala de um Deus moral e não Deus. Além disso existe uma diferença entre o Cristianismo e o Catolicismo. No Catolicismo existe um Deus moral e castigador no Cristianismo não. Jesus Cristo veio simplificar e retirar essa postura castigadora da religião Católica. Ele diz que para sermos felizes basta seguir 2 mandamentos: Amai Deus acima de tudo e amai o próximo como a ti mesmo. E a ciência ainda não consegue explicar o porquê de termos alma ou espírito, até porque o nosso cérebro está dividido em 3 partes: reptiliano, límbico e o neo-cortex. Um processa a parte da sobrevivência (cada vez menor), o límbico as emoções (estes dois não processam linguagem, nem racional) e o neo-cortex (este processa toda a parte de linguagem e racional).
E quem controla o cérebro? A ciência ainda não sabe.
Caro Hugo
“ E a ciência ainda não consegue explicar o porquê de termos alma ou espírito…”
Realmente a ciência não consegue explicar a existência de algo que não existe.
A alma é uma invenção humana com o objetivo de nos fazer acreditar que somos imortais, que depois da morte o nosso “eu” continua vivo.
Aliás, devido à continuidade evolutiva entre as espécies, se a “alma” existisse no ser humano, existiria forçosamente no chimpanzé,…, nos peixes,….., e até nos vermes.
Não sabe o que diz e nem sabe se está vivo. Apenas sabe que anda no mundo às apalpadelas e isso não prova que vc vive…
Se eu não existo, escusava de perder tempo a responder ao meu comentário.
Mas o seu receio em que a vida acaba com a realidade da morte é mais forte que a sua racionalidade.
Igreja é o veneno do mundo , deixa as pessoas burras , o céu e o inferno são as coisas mais idiotas que foram inventadas, prefiro acreditar em papai Noel . Também não faz sentido alguém fazer algo “ruim” como cometer suicídio , e ficar pra sempre no inferno queimando no fogo , sendo que falam que todos devem ser perdoados ! CRL
E qm controla a alma?._. Msm bosta. Acho q o cerebro controla a ci msm. Se ele tem a capacidsde de controlar o corpo td.. Pq n teria a capacidade de controlar a ci proprio? E sobre a alma.. A alma pelo que eu sei (não bem pesquisado) a alma é uma coisa religiosa.
As mentiras desta pseudo-ciência só engana os que não conhecem a verdade, os comentários também não ficam muito longe desta pseudo-ciência que a meu ver é uma “religião” de muitos pois “eles dizem que foi assim, sem provas nenhumas e os seus adeptos tem fé nisso.
Imagino que seja então conhecedor da verdade. Será que é possível pedir-lhe a chave do próximo sorteio do Euromilhões??? Grato!
Falou tudo, e eles ainda fala da nossa era e não fala era de Cristo
Bolas! Então mas andei este tempo todo enganado!?!?!?! Então mas afinal foi o homem que criou deus?
O pá, não se faz!!! Não bastavam já esses hereges do Giordano Bruno, do Galileu, do Marx, do Nietzsche, do Bakunine….
Felizmente ainda temos um farol de esperança e luz que é o “nosso” presidente Marcelo…
Agora percebo porque se acredita menos em Deus atualmente. Temos a polícia, a GNR, os tribunais, etc. Deixou de se acreditar na justiça de Deus ou divina. O prevaricador já não se importa que Deus seja testemunha, desde que mais ninguém veja.
Exacto… e basta olhar para a história para se comprovar que a justiça de deus/divina funciona muito bem…
Dentro da máfia da Igreja tem sido implacável… ah espera!…
deus deu a verdade moral aos cromos que só têm feita merda ao logo dos tempos … e continuam até que o mundo fique limpo da ignorância humana
já estivemos mais longe …
assim como criámos deuses para nos confortarmos e acreditarmos que somos superiores aos outros animais … também os vamos banir assim que deixarmos de ser tão primitivos
Um belo lixo para os idiotas acreditarem.
Tanta discussão por uma coisa que não existe!… Se existisse, de certeza absoluta que não havia políticos…., logo, se os políticos existem, esse dito cujo, não pode existir… Mas se existe, não manda em nada, não faz nada, nem sequer aparece…. em contrapartida o diabo existe transformado em humanoide e está presente no dia a dia, e com o olho em cima de ti!!!….
Os melhores são os comentários rsss. Muitos entendedores, todos sábios homens…
Nunca li algo tão patético. Chega à beira do absurdo. Não vou me posicionar para não estragar meu dia.
Vá então à missa.
Olá Cristiane, tudo bem?
Saiba que vocês mulheres são as maiores vítimas da idéia desta até nos dias atuais. Esta ideia surgiu justamente para submeter pessoas como você a toda forma de injúrias, exploração, escravidão e toda sorte de discriminação a que se refere ao sexo feminino. Veja você mesmo as escrituras ditas sagradas quando se refere ás mulheres. Se você se submete a isto tudo bem, mas se não, entenda melhor as críticas expostas aqui ok?
Você acredita em deus porque foi influenciada por seus parentes como pais, avós, etc. Eles também acreditam pelo mesmo motivo certo? Você alguma vêz já se viu perguntando se isto é verdade? DEUS EXISTE MESMO? Imagino que não a julgar pelo seu comentário. Sabe porque você não se faz esta pergunta? Porquê desde que você nasceu isto lhe foi imposto como proibido de imaginar certo? Ou seja, um firewall lhe foi implantado na mente desde criança e se livrar disto é quase impossível não é mesmo manipulada?
Acreditar em deus é enriquecer em somas incontáveis de dinheiro a quem alimenta esta mentira milenar e sabe realmente que ele não existe. Enquanto isto, você se submete e aceita com toda humilhação que merece.
Seja feliz nas suas humilhações garota!
Olá Laercio, você tem alguma razão no que diz, se levarmos à risca o que foi escrito na Bíblia, no Corão, etc., mas não é com isso que você consegue provar a alguém que Deus (Criador) não existe.
Falava-se de Deus, você vem para aqui falar daquilo que os homens escreveram e praticam contra a mulher ao longo dos tempos em nome de religiões.
Há homens que pretendem passar a ideia de que o homem é o ser vivo mais inteligente que existe negando a ideia de que tudo possa ser obra de um Criador, uma inteligencia muito maior.
Para além da nossa inteligencia não há inteligencia maior? Não acha que isso é muito limitador, considerando a imensidão do universo?
Ora veja, também a toupeira e a minhoca, no universo que conhecem, talvez pensem, que não há uma inteligencia superior por quem ao menos, devam ter algum respeito!
Deus o ajude!
Até à presente data, no universo que nós conhecemos, o homem é o ser mais inteligente; em poucos milénios transformou a tera (para o bem e para o mal) como não foi trnasformada por nehum ser antes dele; não contando com as catastrofes naturais.
Basta ter a mente um pouco aberta para entender esta observação ou não ser imbecil!
Porque nenhuma inteligência superior ao homem ainda se manisfestou? Podem existir seres mais inteligentes que nós, claro que pode, mas estão de tal modo afastados de nós que não conseguiram contatar connosco nem nós com eles.
Se existe espirito, alma, deus ou afins, sem ser na nossa imaginação, que se manifestem ou nos deixem viver a nossa vida de humanos…
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
Leio comentários de muita gente a defender a religião.
Que estando num país católico, o mais certo é rezarem numa igreja e darem o seu “contributo” (dizimo) a padres, que se servem e servem bispos, que entregam o dinheiro ao vaticano, que acumula fortunas.
Vaticano esse que tantos crimes cometeu ao longo da história, e mesmo hoje ainda não sabe como tratar os casos de pedófilia dos seus “funcionários”. A solução seria simples, parafraseando, obviamente demiti-los e denunciá-los.
E se deus é todo poderoso, porque não castiga esses seus “funcionários”/”serventes”?
Ou não será omnisciente e não sabe?
Porque se sabe, se pode impedir, e deixa acontecer, é o pior pai da história. Qualquer bom pai, se vê dois filhos a fazerem mal um ao outro, tenta impedir.
Boa parte desses comentários são de brasileiros cujo Brasil é o país com mais cristãos no mundo!…
Eles, além da máfia do Vaticano, ainda tem que encher os bolsos à IURD, etc, etc… Quando até o presidente foi eleito com a ajuda de seitas religiosas, o resultado nunca pode ser bom!…
Rapaz! Sou brasileiro e não tenho como discordar do seu comentário.
Somos um país que elege péssimos representantes, porque a maioria do nosso eleitorado acredita em contos de fadas: tanto dos políticos, quanto dos padres e pastores.
Lutam contra inimigos ao estilo Dom Quixote.
O grande problema é que agora, no Brasil, os “péssimos representantes” andam de mãos dadas com padres e pastores e, confundem a realidade com as tretas medievais da Igreja!…
Fanáticos religiosos alienados a governar um país como o Brasil tem tudo para correr mesmo muito mal…
As religiões alimentam-se da ignorância/ileteriacia dos povos e não é por acaso que os países mais religiosos são os mais atrasados…
Os países mais desenvolvidos e com melhor qualidade de vida do mundo (nórdicos) são os menos religiosos – e isso não é apenas coincidência!!
acreditar no sobrenatural tem uma parte biologica ,tem a ver com os niveis de dopamina produzidos pelo organismo ,existem pessoas mais predispostas a acreditar em elefantes voadores cor de rosa ,que outras ,logo uma questao genetica ,embora a produçao de dopamina se possa alterar no decorrer da vida
por isso o mundo está perdido,as pessoas deixaram de acreditar no criador, como? olha toda a natureza, todo ciclo de vida,será que não tem um criador?acreditar por acreditar?é isso?deixar de acreditar em DEUS,em JESUS para acreditar na ciências é pura loucura,falta de raciocínio ,pura inguinorancia,tudo tem um criador,nada é feito do nada,por isso o mundo fica mal,violento,desgraças acontecendo,mortes,o ser humano está deixando o seu criador.
A minha visão sobre Deus é que Ele não se limita a existência, Ele não apenas existe, Ele é e tudo o que existe existe Nele, a natureza, o mundo, os animais, ser humano, a vida, o tempo, o princípio e o fim existem Nele. Tudo está ligado a Ele, sendo assim para encontrá-lo não precisa ir a determinados lugares falar com pessoas específicas pois podemos encontrá-lo em nós mesmo em qualquer lugar e em qualquer momento. Se Ele apenas existisse seria mais um ente na criação, estaria separado individualmente da criação, e o que a bíblia diz sobre ele ser onisciente, onipresente e onipotente Ele não conseguiria ser tudo isso se fosse parte da criação. Então minha visão é essa, Ele É e as coisas existem Nele, o início de tudo e o fim de tudo, o tempo existem Nele, não tem como medir ou calcular, Ele apenas É. A ciência tenta encontrar Deus buscando evidências físicas e históricas, por isso estamos nesse empasse até hoje, buscam nos lugares errados, interpretamos da maneira errada, deveríamos simplificar a vida, estamos nos perdendo em regras que tiram a liberdade do nosso ser. Independente da crença de cada um Ele com certeza se manifesta na vida de cada um de maneira especial pois Ele é e existimos nele não importa a maneira que somos.
Mais uma vez: “Quando o primeiro charlatão encontrou o primeiro otário, surgiu o primeiro deus!”
As religiões sempre serão fundamentadas, na esperteza de poucos e na imbecilidade de milhões.
Marcos Abreu, poeta e escritor.
Se existe deve ser assim…eu penso assim. Está no universo todo.
Minha visão sobre Deus é que Ele não se limita apenas a existência, Ele É e tudo o que existe existe Nele, o mundo, a natureza, os animais, ser humano, a vida, o tempo, o princípio e o fim existem Nele. Se Ele apenas existisse seria mais um ente na criação e não faria sentido o que a bíblia diz sobre ser onisciente, onipotente e onipresente, se Ele existisse na criação não conseguiria ser essas coisas, seria limitado. Então Deus É e não tem limites pra Ele, pois tudo existe Nele, Ele não é parte da criação, a criação existe Nele. A ciência procura provar a existência de Deusmas procuram por evidências físicas e histórias, procuram no lugar errado e não percebem que Ele está presente em tudo. Para buscá-lo não precisamos ir a determinados lugares ou falar com certas pessoas, pois Ele está em todos os lugares e em todo o tempo inclusive em nós. Independente da crença, raça, pensamento existimos Nele portanto estamos ligado a Ele. O correto seria simplificarmos a vida, somos limitados por regras e crenças que acabam tirando nossa liberdade de viver, estamos presos a regras que acabam tirando nossa liberdade, não encontramos Deus por que não o buscamos de maneira correta, participamos de rituais e esquecemos de olharmos pra dentro de nós onde O encontramos, não paramos para olhar os detalhes da criação, por isso não o conhecemos direito e Ele parece estar longe. Eu O vejo assim Ele é e tudo existe Nele. Se nós o conhecesse verdadeiramente e seguisse sua vontade, aconteceria mais milagres pois nós seria o milagre, as coisas dariam certo, mas acabamos nos perdemos e damos mais importância a rituais, dinheiro, bens materiais. É o que penso a respeito desse tema.
Pois é!…Lamentável que ainda existam falaciosos,que muito falam…mas nada dizem!Mais lamentável que se esse “deus”existir não dê um par de açoites nestes tagarelas,vigaristas e oportunistas que à conta de tal divindade vão ganhando uns tostões tingidos de sangue,traição e hipocrisia.A arrogância e soberba paga-se caro,porque o pragmatismo da vida,enquanto verdadeira essência do universo cósmico que nos domina ensina-nos uma verdade diferente.
Já li um artigo com a mesma teoria há cerca de 25 anos…
Porque o mundo tá tão maldoso, hipócrita,sujo,pai matando filhos,filhos matando seus pais, pedófilia, crianças fazendo mau a outras crianças ,,,homem virando mulher ,mulher dizendo que é homem ,,isso tudo porque estão deixando de acreditar em um único salvador *Deus* ,se a humanidade tivessem mais temor no coração o mundo seria bem mais habitável ,teria Menas coisas ruins acontecendo ,as pessoas estão perdendo o amor entre elas ,hoje em dia o que vale é o dinheiro ,o dinheiro manda em tudo ,e Deus não é dinheiro e sim amor ,onde tem amor Deus habita ali ,,,se eu for ficar falando das maravilha que Deus pode fazer em pessoas que tem temor a Deus não caberia aqui, é mais fácil acreditar coisas que possa ver e apalpar do que acreditar em uma coisa que não vê isso se chama *FÉ* o que tá faltando nas pessoas …….
Vi tantos comentários, pessoas que se acham intelectuais e blá, blá, blá. Na minha simplicidade assim como Deus é venho dizer que Ele existe, Ele está vivo e ainda responde aqueles que tem fé. Eu nunca vi Deus com meus olhos carnais, mas a sua presença e seus milagres são as provas de que Ele realmente existe. As pessoas seguiam a Jesus naquela época pelos milagres que Ele fazia e isso não é diferente pios é uma das provas da existência do Altíssimo. O “mundo” não iria querer provar tanto a inexistência dEle. Eu já experimentei o seu poder quando fui curada de uma doença que me assolava há mais ou menos doze anos, os médicos disseram que não teria cura mesmo após a cirurgia e ficaria uma cicatriz muito grande e teria que fazer enxerto e mesmo assim não seria minha cura. Fui, orei, senti a presença daquele que vocês dizem não existir, senti o seu toque e há oito anos não tenho mais nada. Vocês podem dizer que é obra do acaso e eu digo que é obra de Deus, pois só eu sei o que eu tinha, o que eu sentia e hoje graças a Deus não tenho mais nada. Que um dia vocês possam conhecer esse Deus maravilhoso. Quantos “ateus” tiveram experiências e hoje acreditam. Espero que com vocês não seja diferente.
Curioso. Eu estudei 12 anos num colégio Católico em Lisboa. Acreditava em Deus quando era pequeno, no pai natal e na fada dos dentes. Depois cresci.
Vc bem que nos podia apresentar a esse deus curandeiro
Deus é uma invenção dos humanos; em sociedades desiguais, o “deus” é o símbolo da opressão, a miséria humana.
Impressionante como as pessoas são!
Questionam o que não consegue provar como e no fim ainda diz que os cientistas é que são os lunáticos
Até agora não vi os universitários apresentar a contra prova e sim apenas criticar.
O que adiantar acreditar no que pode ser, mais que parece não ser o que acredita ser e não eh…Essa é a rinha aqui? Impressionante! Vamos ser mais racional jente! !
Deus é um modo preguiçoso de responder sobre a existência de tudo sem ter que se esforçar em estudos científicos destruindo todas estas falácias sobre sua existência. O ônus da prova da existência de deus é do próprio, e não de quem acha que ele existe sem ao menos tê-lo visto pessoalmente e apenas acreditam no que lhes impuseram acreditar.
Se deus existisse todos os problemas e desleixos da sociedade moderna e de seus antepassados não existiriam.
Deus nos deu livre arbítrio. “Ok, mas é pecado fazer quase tudo” Mas você ainda pode fazer, caso contrário não saberíamos o que é matar, roubar, e assim vai. Ou cê queria que vivessemos numa ditadura em que deus controla tudo? não é por que eu não ví minha genitália de 55cm que ela não vai ser real. É a mesma coisa com deus. Nada cai do céu, nada. Não é por que você rezou 0 vezes sem crer que no outro dia te mandam um PS5 de graça. Prove-me que deus não existe. Não quero “Ain mas não existe pq temos problemas” A Bíblia descreve situações ruims pelas quais Jesus passou e defende a existência de Deus, irônico pra alguém que disse que se deus existisse a sociedade seria utópica.
Eu sinceramente acredito em Deus, mas não acredito que ele esteja a proteger-nos, porque se ele estivesse a fazer isso pq as guerras existem? Porque as duas guerras mundiais existiram????? PORQUE HITLER EXISTIU E MATOU MUITAS PESSOAS INOCENTES??????
Prontos, eu acredito que ele exista, mas acredito mais cegamente que ele nunca está ao nosso lado, praticamente está se cagando para nós, ou secalhar nós somos a série preferida dele, é meio estranho acreditar na segunda opção, mas é na qual eu até acredito mais.
Ah, e tbm tem está opção bem louca: acredito que ele e aliens estão metidos em alguma merda que acabou fazendo isso ao nosso planeta, ok essa é bem louca mesmo kkkkk
É mais agradável acreditar nas teorias e em especial no big bang.
Veio uma explosão e criou vida, o lindo mundo que vivemos com as suas leis… a gravidade para que possamos andar com os pés em terra, o oxigénio que respiramos, a água tão essencial, etc… faltaria tempo para mencionar todas as coisas agradáveis que essa explosão explodiu… depois à os sentidos humanos, a visão maravilhosa que nos proporciona ver a três d e a cores, o olfato, o tato, a audição onde temos o privilégio de ouvir a voz agradável dos nossos filhos, amigos, e o sabor de belas receitas culinárias, etc…
Puxa, que bela explosão o big bang.
Eu não tenho, nunca tive muita sorte, as explosões que conheço e as palpáveis só trazem destruição, não trazem vida nem condições de vida.
Mas, os teóricos acreditam nessas explicações e verdades, também não palpáveis e aí, acredito ser necessário ter uma maior fé no que a fé num Deus, em que as qualidades invisíveis são claramente apercebidas desde a criação do mundo…
Se você pode acreditar que tudo surgiu por causa de num barbudo onipotente, que fica lá de cima com os braços cruzados olhando a gente se foder aqui em baixo, porque não o Big Bang?
Ele bem que podia fazer mais uns milagritos agora; acabava de uma penada com a Covid, a fome, a miséria, o racismo, etc, etc, etc
Ou será que foi passar umas férias ao outro lado do universo?
credo!
por que cada um não faz o seguinte: cada um acredita no quer e ponto, e não ficam debatendo sobre algo que ngm simplesmente consegue explicar, se vc não acredita, tudo bem, apenas não impeça de fazer os outros acreditarem, se vc acredita, tudo bem, apenas continue acreditando…;-;
Antes de tudo era aura Índigo & Cristal disso se formou as coisas muitas coisas infinitas inimagináveis coisa depois a matéria escura , galáxias , tudo vamos chamar de coisas , enfim muito coisa muito conteúdo pesquisem sobre Índigo & Cristal e mesmo ao procurar sobre a gente tromba em muita coisa nada a ver, exemplo músicas e tratamento sobre TDAH etc … Boa Sorte
Affs tem tudo na internet
Índigo & Cristal é antes de Deus e antes do Universo , são as auras do local desconhecido além de todo o infinito cria tudo enfim tem na internet Índigo & Cristal é antes da criação antes de Deus , Deus provém dessas “energias” digamos assim