Cientistas recriam o rosto de Deus (e é um homem comum)

Jackson et al. / PLOS One

Através de uma nova técnica, psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruiram o que os americanos pensam que é o rosto de Deus.

A equipa de psicólogos da Universidade da Carolina do Norte mostrou a um grupo de 511 cristãos, centenas de pares de rostos, e pediram aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a aparência que imaginavam que Deus tinha.

Depois, os investigadores combinaram os rostos selecionados de forma a criar o rosto final, que é o resultado de uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso. O estudo foi publicado na PLOS One, na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos imaginavam Deus como um homem mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, os psicólogos descobriram também que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada pelas suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, imaginavam um Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

O rosto da esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto que a direita mostra uma mistura das imagens selecionadas entre as primeiras.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as perceções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos exatamente o mesmo quando incitados a “criar” Deus nas nossas mentes. Todavia, as perceções do rosto de Deus não variaram de acordo com o género: a maioria dos homens e mulheres imagaram um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar num Deus que se parece com elas mesmas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sénior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam as suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: as pessoas acreditam num Deus que, além de pensar da mesma forma, também é parecido com elas”, conclui.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. A estar correcta a notícia, só nos Estados Unidos tal coisa poderia acontecer!!!!!!!
    Afinal esses gajos ditos cientistas, mais quem participou da VIGARICE, ainda estão a 4 ou 5 mil anos da actualidade.
    Ou então estavam/estão todos bêbados, drogados ou coisa que o valha.
    Os ateus é que devem estar a gozar com isto. E não é para menos.

    • Claro que isto só pode ser para rir – mas, qualquer tentativa de explicar as palermices das religiões é sempre para rir, porque, a regra numero 1 de qualquer religião é “não questionar”; portanto, vai logo contra a 1ª regra da ciência (que é precisamente o contrário)!!!
      Além disso, eu tenho alguma dificuldade de chamar cientista a um psicólogo!…

  2. Anda todo doido até os que se dizem seres superiores.
    Para prespetivarem com Deus é.
    NEM ELES SABEM COMO SÃO.
    É ANDAMOS O MUNDO A PAGAR PARA ESTES SÁBIOS

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …