Cientistas recriam o rosto de Deus (e é um homem comum)

Jackson et al. / PLOS One

Através de uma nova técnica, psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruiram o que os americanos pensam que é o rosto de Deus.

A equipa de psicólogos da Universidade da Carolina do Norte mostrou a um grupo de 511 cristãos, centenas de pares de rostos, e pediram aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a aparência que imaginavam que Deus tinha.

Depois, os investigadores combinaram os rostos selecionados de forma a criar o rosto final, que é o resultado de uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso. O estudo foi publicado na PLOS One, na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos imaginavam Deus como um homem mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, os psicólogos descobriram também que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada pelas suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, imaginavam um Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

O rosto da esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto que a direita mostra uma mistura das imagens selecionadas entre as primeiras.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as perceções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos exatamente o mesmo quando incitados a “criar” Deus nas nossas mentes. Todavia, as perceções do rosto de Deus não variaram de acordo com o género: a maioria dos homens e mulheres imagaram um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar num Deus que se parece com elas mesmas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sénior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam as suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: as pessoas acreditam num Deus que, além de pensar da mesma forma, também é parecido com elas”, conclui.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. A estar correcta a notícia, só nos Estados Unidos tal coisa poderia acontecer!!!!!!!
    Afinal esses gajos ditos cientistas, mais quem participou da VIGARICE, ainda estão a 4 ou 5 mil anos da actualidade.
    Ou então estavam/estão todos bêbados, drogados ou coisa que o valha.
    Os ateus é que devem estar a gozar com isto. E não é para menos.

    • Claro que isto só pode ser para rir – mas, qualquer tentativa de explicar as palermices das religiões é sempre para rir, porque, a regra numero 1 de qualquer religião é “não questionar”; portanto, vai logo contra a 1ª regra da ciência (que é precisamente o contrário)!!!
      Além disso, eu tenho alguma dificuldade de chamar cientista a um psicólogo!…

  2. Anda todo doido até os que se dizem seres superiores.
    Para prespetivarem com Deus é.
    NEM ELES SABEM COMO SÃO.
    É ANDAMOS O MUNDO A PAGAR PARA ESTES SÁBIOS

RESPONDER

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …

Manifestantes barricam-se em estação de metro de Hong Kong contra polícia antimotim

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong. Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de …