Cientistas recriam o rosto de Deus (e é um homem comum)

Jackson et al. / PLOS One

Através de uma nova técnica, psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruiram o que os americanos pensam que é o rosto de Deus.

A equipa de psicólogos da Universidade da Carolina do Norte mostrou a um grupo de 511 cristãos, centenas de pares de rostos, e pediram aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a aparência que imaginavam que Deus tinha.

Depois, os investigadores combinaram os rostos selecionados de forma a criar o rosto final, que é o resultado de uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso. O estudo foi publicado na PLOS One, na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos imaginavam Deus como um homem mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, os psicólogos descobriram também que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada pelas suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, imaginavam um Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

O rosto da esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto que a direita mostra uma mistura das imagens selecionadas entre as primeiras.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as perceções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos exatamente o mesmo quando incitados a “criar” Deus nas nossas mentes. Todavia, as perceções do rosto de Deus não variaram de acordo com o género: a maioria dos homens e mulheres imagaram um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar num Deus que se parece com elas mesmas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sénior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam as suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: as pessoas acreditam num Deus que, além de pensar da mesma forma, também é parecido com elas”, conclui.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A estar correcta a notícia, só nos Estados Unidos tal coisa poderia acontecer!!!!!!!
    Afinal esses gajos ditos cientistas, mais quem participou da VIGARICE, ainda estão a 4 ou 5 mil anos da actualidade.
    Ou então estavam/estão todos bêbados, drogados ou coisa que o valha.
    Os ateus é que devem estar a gozar com isto. E não é para menos.

    • Claro que isto só pode ser para rir – mas, qualquer tentativa de explicar as palermices das religiões é sempre para rir, porque, a regra numero 1 de qualquer religião é “não questionar”; portanto, vai logo contra a 1ª regra da ciência (que é precisamente o contrário)!!!
      Além disso, eu tenho alguma dificuldade de chamar cientista a um psicólogo!…

  2. Anda todo doido até os que se dizem seres superiores.
    Para prespetivarem com Deus é.
    NEM ELES SABEM COMO SÃO.
    É ANDAMOS O MUNDO A PAGAR PARA ESTES SÁBIOS

  3. Bem , ao fim e ao cabo , deus pode já ter sido assim , mas , agora ele n deve ser assim! deus é um deus! Um deus de bondade e gerenosidade , como tal pode ser um humano ?! ja que os humanos são realmente os malvados da história? Ai esta cientistas! Não é só juntar partes de caras e ja ta! é saber oque oque fazer! então pensem , deus n pode ser assim , pois deus não é como nos , e essse senhor ( moço , jovem sla ) e deus deve ter asas , uma coroa do ceu ( aquela coisinha que os anjos teem ) e deve ser um homem incomum!!! ent , voltem a pensar cientistas . Bigaduh pela sua atenção TwT

  4. Ninguém nunca viu Jesus pra falar do jeito q ele é isso q eles fizeram foram só uma forma de adoração ent me mostra onde tá na bíblia q Jesus e negro ou branco do olho azul ahn

    • Ó Silas… o amigo é uma mistura de fanatismo religioso e ignorância completa. Um caso totalmente perdido.
      Ninguém viu Jesus?!!! O amigo é mesmo crente?! Na sua época imensas pessoas conviveram de perto; conheceram bem Jesus Cristo; e milhares seguiram as suas palavras; é daí que vem o Cristianismo!?!!!! Espero não estar a dar-lhe nenhuma novidade! E sim, era branco, tinha cabelo comprido e barba. E até se lhe conhece a profissão. Dizem que era marceneiro/carpinteiro como o seu pai José. Muito embora haja quem afirme que era um “faz tudo” e não apenas trabalhos de madeira.
      Quanto a Deus, isso é outra história.

  5. Durante séculos os judeus foram escravizados, martirizados, violentados aniquilados por outros povos vizinhos mais poderosos e criaram a visão mítica de um Messias que um dia viria e se vingaria dos seus inimigos.
    Esse mito perdurou por séculos e muitos pregadores aparecerem a dizer que eram o Messias desejado, muito antes da ideia de jesus aparecer.
    São Paulo foi o criador da ideia de Jesus, e não teve existência real, é hoje absolutamente certo
    A ideia dos doze apóstolos vem dos deuses solares e tem tradição muito antiga, desde o oriente até à África, passando pelas Américas e vem da astrologia, o sol passa em 12 signos do Zodíaco, daí os doze apóstolos, também sem existência real
    Os crentes podem ficar muito ofendidos com a realidade mas não deveria ser por isto que deveriam perder a fé; a fé é crença e crenças não têm nada que ver com ciência.
    A ciência não é mais que a procura das causas premiras de todos os fenómenos naturais, que dizem respeito à natureza, quer a natureza de toda a matéria, quer dos seres vivos e nada tem que ver com crenças.
    Ciência é toda a busca que envolve métodos escrutináveis por qualquer um de nós, quer seja referente a psicologia, física ou outra disciplina qualquer.

  6. Na minha opinião a religião foi feita para diminuir o índice de criminalidade fazendo com que a pessoa se arrependa de tais atos ao ver o rumo que a sua vida está seguindo assim a religião muda a cabeça das pessoas fazendo elas mudarem de um assassino para uma pessoa melhor fazendo ela tomar atitudes corretas e com as palestras e insentivacao das pessoas que buscam uma vida melhor elas observam seus erros e passam a valorizar o seu dinheiro fazendo com que elas cresçam financeiramente e mentalmente

  7. Bem, deixando de lado a idiotice da “pesquisa” e da contínua obrigação de falar de Jesus como Deus, a verdade é que Jesus era judeu e, se não degenerou, era de pele escura.

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …