Cientistas recriam o rosto de Deus (e é um homem comum)

Jackson et al. / PLOS One

Através de uma nova técnica, psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruiram o que os americanos pensam que é o rosto de Deus.

A equipa de psicólogos da Universidade da Carolina do Norte mostrou a um grupo de 511 cristãos, centenas de pares de rostos, e pediram aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a aparência que imaginavam que Deus tinha.

Depois, os investigadores combinaram os rostos selecionados de forma a criar o rosto final, que é o resultado de uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso. O estudo foi publicado na PLOS One, na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos imaginavam Deus como um homem mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, os psicólogos descobriram também que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada pelas suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, imaginavam um Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

O rosto da esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto que a direita mostra uma mistura das imagens selecionadas entre as primeiras.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as perceções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos exatamente o mesmo quando incitados a “criar” Deus nas nossas mentes. Todavia, as perceções do rosto de Deus não variaram de acordo com o género: a maioria dos homens e mulheres imagaram um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar num Deus que se parece com elas mesmas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sénior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam as suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: as pessoas acreditam num Deus que, além de pensar da mesma forma, também é parecido com elas”, conclui.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. A estar correcta a notícia, só nos Estados Unidos tal coisa poderia acontecer!!!!!!!
    Afinal esses gajos ditos cientistas, mais quem participou da VIGARICE, ainda estão a 4 ou 5 mil anos da actualidade.
    Ou então estavam/estão todos bêbados, drogados ou coisa que o valha.
    Os ateus é que devem estar a gozar com isto. E não é para menos.

    • Claro que isto só pode ser para rir – mas, qualquer tentativa de explicar as palermices das religiões é sempre para rir, porque, a regra numero 1 de qualquer religião é “não questionar”; portanto, vai logo contra a 1ª regra da ciência (que é precisamente o contrário)!!!
      Além disso, eu tenho alguma dificuldade de chamar cientista a um psicólogo!…

  2. Anda todo doido até os que se dizem seres superiores.
    Para prespetivarem com Deus é.
    NEM ELES SABEM COMO SÃO.
    É ANDAMOS O MUNDO A PAGAR PARA ESTES SÁBIOS

RESPONDER

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …