/

De imprescindível a dispensável. Varandas pode pagar para Bas Dost sair

Miguel A. Lopes / Lusa

Bas Dost pode estar perto de sair a custo zero do Sporting CP. Varandas estará disposto a libertar o jogador, acordando com Dost uma indemnização por abandonar o clube antes de o contrato terminar.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. Até há relativamente pouco tempo, era uma das principais peças do xadrez sportinguista. Agora, Frederico Varandas pode estar perto de lhe pôr as malas à porta — avança o CM.

O mesmo jornal diz que já terá sido feita uma abordagem, por parte de Varandas, de forma a perceber se o jogador admite ser recompensado financeiramente para sair antes do final do contrato.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, no dia 15 de maio do ano passado. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o no jogador mais bem pago dos “leões”. Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador.

O seu vencimento praticamente duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador. Com os “leões” em poupança, e o abaixamento de forma que atirou o holandês para longe dos golos da época passada, o peso do encargo parece estar a cansar Varandas.

O novo esquema tático implementado com a chegada de Marcel Keizer trouxe uma nova dinâmica ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O keizerball pode privilegiar um futebol diferente, mas a verdade é que, mesmo assim, Bas Dost leva até ao momento 21 golos em 30 jogos disputados esta época.

Neste último defeso, o Sporting CP deixou quatro dos seus jogadores abandonar o clube a custo zero: Bruno César (Vasco da Gama), Castaignos (Gyeongnam FC), Montero (Vancouver Whitecaps) e Nani (Orlando City).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.