A Tesla acaba de recuar. Ao contrário do que foi há dias anunciado, a empresa do multimilionário Elon Musk dá agora conta que não vai fechar a maior parte das suas lojas de vendas físicas, iniciativa que iria permitir à fabricante norte-americana reduzir os preços dos veículos em cerca de 6%.
Em comunicado, a Tesla revela que vai manter um número significativamente maior de lojas abertas do que anunciado anteriormente. A mudança de estratégia fará com que a empresa de Musk aumente o preço dos seus carros elétricos em 3% em todo o mundo.
A nova política vigorará já a partir de 18 de março e, por isso, a Tesla alerta os possíveis clientes de que têm uma semana para fazer as suas reservas antes que o aumento de preço seja aplicada. De acordo com a empresa, a medida vai afetar os modelos mais caros do Model 3, Model S e Model X, mas não o Model 3 mais barato, comercializado por 35.000 mil dólares (cerca de 31 mil euros), que mantém o seu preço.
Até ao momento, a Tesla encerrou “10% dos pontos de venda” em todo o mundo, mas estas são as lojas que teriam sido “encerradas de qualquer forma”, tal como explica a fabricante, recordando que algumas destas lojas vão reabrir, mas com menos funcionários. No total, 20% das lojas estão sob avaliação e, dependendo da sua eficácia nos próximos meses, a empresa decidirá se serão encerradas ou se permanecerão abertas.
Apesar de o recuo, a estratégia das vendas online mantém-se, assim como o serviço de retorno das viaturas por insatisfação até sete dias ou 1.000 milhas percorridas, pode ler-se na mesma nota este domingo publicada.
Uma porta voz da fabricante, citado pela NBC News, adiantou que a empresa não faria mais comentários sobre a situação e não revelou que lojas fecharão de imediato.
Importa recordar que a Tesla revelou recentemente uma previsão de prejuízo para o primeiro trimestre de 2019, levando a empresa a desvalorizar 4,1%. Um dos planos para contornar a “crise” passaria pela versão low-cost do Model 3 mas, sobretudo, o encerramento da maioria das lojas físicas.
O negócio ficaria somente no online, permitindo à empresa baixar o preço dos carros. Semanas depois, o cenário mudou e, na globalidade dos veículos, os preços vão subir.