//

Carros elétricos podem ser carregados em centros comerciais já em abril

Já a partir de abril, o carregamento de carros elétricos poderá ser feito em espaços privados de acesso público, como parques de estacionamento e centros comerciais, uma vez que o Governo vai abrir o mercado aos operados privados.

A notícia foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, que falava aos microfones da TSF, dando conta que estão em causa “locais privados de acesso público”, ou seja, as “intenções de investimentos que operadores privados têm manifestado vão poder concretizar-se porque podem começar a cobrar a eletricidade do carregamento”.

De acordo com o governante, a medida pode “multiplicar exponencialmente a escala e a cobertura da rede de carregamento de acesso público”. José Mendes não tem dúvidas de que “serão milhares [de pontos de carregamento] e que cobrirão geograficamente grande parte do país”, garantiu.

O secretário de Estado aponta para 100 novos carregadores rápidos e, tendo em conta que em Portugal existem atualmente 61, o número quase que triplica, nora José Mendes. “É um avanço importante”, sublinha, especificando que numa situação de emergência é possível carregar o veículo em 20 a 25 minutos, o que poderá vir a facilitar os condutores que optam por um carro elétrico.

Quanto aos preços dos carregamentos que vão entrar em vigor nestes espaços, José Mendes explica que a ideia é pôr o mercado a funcionar em regime de concorrência, tal como acontece com os outros combustíveis.

“Acreditamos que, havendo concorrência de vários operadores de pontos de carregamento e de comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica, os preços resultantes, em determinado local e momento, são aqueles que são melhores e mais interessantes para as pessoas”, esclareceu, frisando que os reguladores “estão cá para fazerem o seu trabalho”.

Em declarações ao programa “As Três da Manhã”, da RR, o governante anunciou ainda que, até ao final do ano, os postos de carregamento lento vão passar a ser pagos.

Segundo elenca a rádio, o parque automóvel português tem 21 mil veículos elétricos e híbridos. Destes, cinco mil são totalmente elétricos, mas o Executivo estima que em 2019 passem a circular mais oito mil nas estradas portuguesas devido ao aumento das vendas deste ano. “Com este investimento ficamos com uma das redes de carregamento rápido do melhor que há no mundo“, rematou José Mendes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.