/

Trump investigado por obstrução à Justiça e abuso de poder

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité de Supervisão do Congresso norte-americano vai investigar documentos de mais de 60 pessoas e entidades para tentar provar as obstruções à Justiça e os abusos de poder por parte de Donald Trump.

Jerrold Nadler, o congressista democrata que preside à Comissão de Justiça da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, anunciou que vai pedir documentos de mais de 60 países e entidades como parte de uma investigação sobre se o Presidente norte-americano Donald Trump obstruiu à Justiça e cometeu abusos de poder.

No programa This Week, da ABC, o democrata afirmou que a Comissão está interessada em documentos do Departamento de Justiça, do filho do Presidente, Donald Trump Jr., e do responsável pelas finanças da organização Trump, Allen Weisselberg.

“O nosso trabalho é proteger o Estado de direito” e, como tal, a investigação integra a política prometida pela maioria democrata na Câmara dos Representantes de escrutinar a vida de Donald Trump, tanto como empresário, como Presidente dos Estados Unidos.

“Parece bastante claro que o Presente obstruiu a justiça”, afirmou Nadler, citado pelo Público. Contudo, sublinhou que é ainda muito cedo para dizer se é possível avançar com um processo de impeachment. “Antes de avançar para isso, é preciso persuadir os cidadãos americanos de que o impeachment deve acontecer.”

Como argumentos justificativos para o afastamento do Presidente, Nadler citou o despedimento do ex-diretor do FBI, James Comey, que investigava a interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016 e o possível conluio entre a campanha de Trump e a Rússia.

A investigação foi posteriormente assumida pelo procurador especial Robert Muelller, que deverá entregar os resultados do seu trabalho ao Departamento de Justiça dentro de algumas semanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.