/

Descoberto em Pompeia fresco do mítico Narciso

Uma equipa de arqueólogos descobriu, entre as ruínas de uma residência da antiga cidade romana de Pompeia, um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo. 

Numa nota publicada no site do Parque Arqueológico de Pompeia, a diretora interina da instituição, Alfonsina Russo, relatou o feliz achado. O fresco, encontrado em excelente estado de conservação, foi descoberto num quarto que terá sido uma luxuosa casa na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia, onde decorrem novas obras de remodelação.

“Um quarto elegante e sensual reaparece na sua beleza total na escavação de Regio V em Pompeia (…) com paredes de cores vivas, o fresco de Narciso aparece a olhar para um lago”, pode ler-se no comunicado.

O fresco data, provavelmente, dos “últimos anos da colónia”, apontou Massimo Osanna, direto-geral do complexo, sublinhando as excelentes condições em que o foi encontrado. Segundo o responsável, as decorações que preenchiam a sala eram “intencionalmente luxuosas” e estavam marcadas “pelo tema da alegria de viver, da beleza e da vaidade“.

O fresco de Narciso foi encontrado no mesmo local onde, há meses, foi descoberto um outro que representa o mito grego de Leda e o Cisne, que conta como Zeus desceu do Olimpo na forma de um cisne para seduzir a donzela.

Alfonsina Russo revelou que a “beleza destas salas” motivou a procura por mais tesouros, adiantando que pretendem, no futuro, que a casa possa ser aberta ao público, pelo menos de forma parcial. Na mesma zona foi também encontrado uma dúzia de recipientes de vidro, jarras de terracota e um funil de bronze.

“As extraordinárias descobertas neste local continuam”, assegurou Osanna.

A incrível beleza de Narciso

Na mitologia grega, Narciso era um caçador, filho do deus do rio Cefiso e de uma ninfa de nome Liriope. Apesar de ser incrivelmente bonito, tal como descreve a mitologia, Narciso nunca se prendeu a nenhum interesse amoroso, deixando um enorme rasto de pretendentes devastadas.

Echo terá sido um desses interesses amorosos. A ninfa ficou em desespero profundo depois de ter sido duramente rejeitada pelo caçador. Face ao desgosto amoroso, conta a lenda, Echo passeou sozinha na natureza durante o resto da sua vida, desaparecendo gradualmente num eco – e despertou a ira dos deuses.

Como forma de punição, uma divindade da punição levou Narciso até a um lago, onde o caçador encontrou o seu próprio reflexo. Diz-se que o caçador ficou tão enamorado com a sua aparência que ficou a olhar para si mesmo até morrer.

A figura mitológica era muito popular na arte romana e deu também origem ao termo narcisismo, que significa um interesse excessivo na própria imagem.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.