Descoberto em Pompeia fresco do mítico Narciso

Uma equipa de arqueólogos descobriu, entre as ruínas de uma residência da antiga cidade romana de Pompeia, um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo. 

Numa nota publicada no site do Parque Arqueológico de Pompeia, a diretora interina da instituição, Alfonsina Russo, relatou o feliz achado. O fresco, encontrado em excelente estado de conservação, foi descoberto num quarto que terá sido uma luxuosa casa na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia, onde decorrem novas obras de remodelação.

“Um quarto elegante e sensual reaparece na sua beleza total na escavação de Regio V em Pompeia (…) com paredes de cores vivas, o fresco de Narciso aparece a olhar para um lago”, pode ler-se no comunicado.

O fresco data, provavelmente, dos “últimos anos da colónia”, apontou Massimo Osanna, direto-geral do complexo, sublinhando as excelentes condições em que o foi encontrado. Segundo o responsável, as decorações que preenchiam a sala eram “intencionalmente luxuosas” e estavam marcadas “pelo tema da alegria de viver, da beleza e da vaidade“.

O fresco de Narciso foi encontrado no mesmo local onde, há meses, foi descoberto um outro que representa o mito grego de Leda e o Cisne, que conta como Zeus desceu do Olimpo na forma de um cisne para seduzir a donzela.

Alfonsina Russo revelou que a “beleza destas salas” motivou a procura por mais tesouros, adiantando que pretendem, no futuro, que a casa possa ser aberta ao público, pelo menos de forma parcial. Na mesma zona foi também encontrado uma dúzia de recipientes de vidro, jarras de terracota e um funil de bronze.

“As extraordinárias descobertas neste local continuam”, assegurou Osanna.

A incrível beleza de Narciso

Na mitologia grega, Narciso era um caçador, filho do deus do rio Cefiso e de uma ninfa de nome Liriope. Apesar de ser incrivelmente bonito, tal como descreve a mitologia, Narciso nunca se prendeu a nenhum interesse amoroso, deixando um enorme rasto de pretendentes devastadas.

Echo terá sido um desses interesses amorosos. A ninfa ficou em desespero profundo depois de ter sido duramente rejeitada pelo caçador. Face ao desgosto amoroso, conta a lenda, Echo passeou sozinha na natureza durante o resto da sua vida, desaparecendo gradualmente num eco – e despertou a ira dos deuses.

Como forma de punição, uma divindade da punição levou Narciso até a um lago, onde o caçador encontrou o seu próprio reflexo. Diz-se que o caçador ficou tão enamorado com a sua aparência que ficou a olhar para si mesmo até morrer.

A figura mitológica era muito popular na arte romana e deu também origem ao termo narcisismo, que significa um interesse excessivo na própria imagem.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …