Descoberto em Pompeia fresco do mítico Narciso

Uma equipa de arqueólogos descobriu, entre as ruínas de uma residência da antiga cidade romana de Pompeia, um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo. 

Numa nota publicada no site do Parque Arqueológico de Pompeia, a diretora interina da instituição, Alfonsina Russo, relatou o feliz achado. O fresco, encontrado em excelente estado de conservação, foi descoberto num quarto que terá sido uma luxuosa casa na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia, onde decorrem novas obras de remodelação.

“Um quarto elegante e sensual reaparece na sua beleza total na escavação de Regio V em Pompeia (…) com paredes de cores vivas, o fresco de Narciso aparece a olhar para um lago”, pode ler-se no comunicado.

O fresco data, provavelmente, dos “últimos anos da colónia”, apontou Massimo Osanna, direto-geral do complexo, sublinhando as excelentes condições em que o foi encontrado. Segundo o responsável, as decorações que preenchiam a sala eram “intencionalmente luxuosas” e estavam marcadas “pelo tema da alegria de viver, da beleza e da vaidade“.

O fresco de Narciso foi encontrado no mesmo local onde, há meses, foi descoberto um outro que representa o mito grego de Leda e o Cisne, que conta como Zeus desceu do Olimpo na forma de um cisne para seduzir a donzela.

Alfonsina Russo revelou que a “beleza destas salas” motivou a procura por mais tesouros, adiantando que pretendem, no futuro, que a casa possa ser aberta ao público, pelo menos de forma parcial. Na mesma zona foi também encontrado uma dúzia de recipientes de vidro, jarras de terracota e um funil de bronze.

“As extraordinárias descobertas neste local continuam”, assegurou Osanna.

A incrível beleza de Narciso

Na mitologia grega, Narciso era um caçador, filho do deus do rio Cefiso e de uma ninfa de nome Liriope. Apesar de ser incrivelmente bonito, tal como descreve a mitologia, Narciso nunca se prendeu a nenhum interesse amoroso, deixando um enorme rasto de pretendentes devastadas.

Echo terá sido um desses interesses amorosos. A ninfa ficou em desespero profundo depois de ter sido duramente rejeitada pelo caçador. Face ao desgosto amoroso, conta a lenda, Echo passeou sozinha na natureza durante o resto da sua vida, desaparecendo gradualmente num eco – e despertou a ira dos deuses.

Como forma de punição, uma divindade da punição levou Narciso até a um lago, onde o caçador encontrou o seu próprio reflexo. Diz-se que o caçador ficou tão enamorado com a sua aparência que ficou a olhar para si mesmo até morrer.

A figura mitológica era muito popular na arte romana e deu também origem ao termo narcisismo, que significa um interesse excessivo na própria imagem.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …