Descoberto em Pompeia fresco do mítico Narciso

Uma equipa de arqueólogos descobriu, entre as ruínas de uma residência da antiga cidade romana de Pompeia, um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo. 

Numa nota publicada no site do Parque Arqueológico de Pompeia, a diretora interina da instituição, Alfonsina Russo, relatou o feliz achado. O fresco, encontrado em excelente estado de conservação, foi descoberto num quarto que terá sido uma luxuosa casa na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia, onde decorrem novas obras de remodelação.

“Um quarto elegante e sensual reaparece na sua beleza total na escavação de Regio V em Pompeia (…) com paredes de cores vivas, o fresco de Narciso aparece a olhar para um lago”, pode ler-se no comunicado.

O fresco data, provavelmente, dos “últimos anos da colónia”, apontou Massimo Osanna, direto-geral do complexo, sublinhando as excelentes condições em que o foi encontrado. Segundo o responsável, as decorações que preenchiam a sala eram “intencionalmente luxuosas” e estavam marcadas “pelo tema da alegria de viver, da beleza e da vaidade“.

O fresco de Narciso foi encontrado no mesmo local onde, há meses, foi descoberto um outro que representa o mito grego de Leda e o Cisne, que conta como Zeus desceu do Olimpo na forma de um cisne para seduzir a donzela.

Alfonsina Russo revelou que a “beleza destas salas” motivou a procura por mais tesouros, adiantando que pretendem, no futuro, que a casa possa ser aberta ao público, pelo menos de forma parcial. Na mesma zona foi também encontrado uma dúzia de recipientes de vidro, jarras de terracota e um funil de bronze.

“As extraordinárias descobertas neste local continuam”, assegurou Osanna.

A incrível beleza de Narciso

Na mitologia grega, Narciso era um caçador, filho do deus do rio Cefiso e de uma ninfa de nome Liriope. Apesar de ser incrivelmente bonito, tal como descreve a mitologia, Narciso nunca se prendeu a nenhum interesse amoroso, deixando um enorme rasto de pretendentes devastadas.

Echo terá sido um desses interesses amorosos. A ninfa ficou em desespero profundo depois de ter sido duramente rejeitada pelo caçador. Face ao desgosto amoroso, conta a lenda, Echo passeou sozinha na natureza durante o resto da sua vida, desaparecendo gradualmente num eco – e despertou a ira dos deuses.

Como forma de punição, uma divindade da punição levou Narciso até a um lago, onde o caçador encontrou o seu próprio reflexo. Diz-se que o caçador ficou tão enamorado com a sua aparência que ficou a olhar para si mesmo até morrer.

A figura mitológica era muito popular na arte romana e deu também origem ao termo narcisismo, que significa um interesse excessivo na própria imagem.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …