Descoberto em Pompeia fresco do mítico Narciso

Uma equipa de arqueólogos descobriu, entre as ruínas de uma residência da antiga cidade romana de Pompeia, um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo. 

Numa nota publicada no site do Parque Arqueológico de Pompeia, a diretora interina da instituição, Alfonsina Russo, relatou o feliz achado. O fresco, encontrado em excelente estado de conservação, foi descoberto num quarto que terá sido uma luxuosa casa na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia, onde decorrem novas obras de remodelação.

“Um quarto elegante e sensual reaparece na sua beleza total na escavação de Regio V em Pompeia (…) com paredes de cores vivas, o fresco de Narciso aparece a olhar para um lago”, pode ler-se no comunicado.

O fresco data, provavelmente, dos “últimos anos da colónia”, apontou Massimo Osanna, direto-geral do complexo, sublinhando as excelentes condições em que o foi encontrado. Segundo o responsável, as decorações que preenchiam a sala eram “intencionalmente luxuosas” e estavam marcadas “pelo tema da alegria de viver, da beleza e da vaidade“.

O fresco de Narciso foi encontrado no mesmo local onde, há meses, foi descoberto um outro que representa o mito grego de Leda e o Cisne, que conta como Zeus desceu do Olimpo na forma de um cisne para seduzir a donzela.

Alfonsina Russo revelou que a “beleza destas salas” motivou a procura por mais tesouros, adiantando que pretendem, no futuro, que a casa possa ser aberta ao público, pelo menos de forma parcial. Na mesma zona foi também encontrado uma dúzia de recipientes de vidro, jarras de terracota e um funil de bronze.

“As extraordinárias descobertas neste local continuam”, assegurou Osanna.

A incrível beleza de Narciso

Na mitologia grega, Narciso era um caçador, filho do deus do rio Cefiso e de uma ninfa de nome Liriope. Apesar de ser incrivelmente bonito, tal como descreve a mitologia, Narciso nunca se prendeu a nenhum interesse amoroso, deixando um enorme rasto de pretendentes devastadas.

Echo terá sido um desses interesses amorosos. A ninfa ficou em desespero profundo depois de ter sido duramente rejeitada pelo caçador. Face ao desgosto amoroso, conta a lenda, Echo passeou sozinha na natureza durante o resto da sua vida, desaparecendo gradualmente num eco – e despertou a ira dos deuses.

Como forma de punição, uma divindade da punição levou Narciso até a um lago, onde o caçador encontrou o seu próprio reflexo. Diz-se que o caçador ficou tão enamorado com a sua aparência que ficou a olhar para si mesmo até morrer.

A figura mitológica era muito popular na arte romana e deu também origem ao termo narcisismo, que significa um interesse excessivo na própria imagem.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …