/

Drone da Greenpeace atinge central nuclear francesa com granada de fumo

Um veículo aéreo não tripulado da organização ambiental Greenpeace lançou uma granada de fumaça sobre a central nuclear de Cape La Hague, em França, informou um porta-voz do grupo Orano, empresa que gere as instalações.

“Esta manhã, o complexo de La Hague detectou uma invasão área por dois drones, um dos quais atirou uma granada de fumo sobre o tecto de um dos tanques da central nuclear”, revelou um porta-voz da empresa, citado pelo Le Monde.

A filial francesa da organização não governamental Greenpeace reivindicou a autoria do ataque, tendo publicado fotos da acção na rede social Twitter, onde afirma que o objectivo da mesma era “destacar a vulnerabilidade e a saturação do edifício“.

Para a Greenpeace, a central nuclear de Cape La Hague, no noroeste da França, não tem condições de segurança, sendo incapaz de “proteger os depósitos, cheios de materiais nucleares, em caso de operações aéreas maliciosas”. Segundo afirma a ONG em nota publicada no seu site, o ataque não colocou em causa a segurança das instalações.

​Um drone do Greenpeace colocou um sinalizador de fumo de emergência no telhado do tanque da instalação nuclear de Orano, em La Hague, para realçar a vulnerabilidade e a saturação deste edifício. A central contém o equivalente a 100 núcleos de reactores nucleares“, afirma a organização num post no Twitter.

https://twitter.com/greenpeacefr/status/1088851907681095681

“​Está tudo muito bem na central nuclear de Orano la Hague. Excepto o facto de o edifício, que acolhe o equivalente a mais de 100 núcleos de reactores nucleares, ser protegido apenas por um telhado de chapa metálica, vulnerável e de fácil acesso, acrescenta a organização no seu perfil na rede social.

O representante da Orano, empresa que gere a central nuclear, adiantou que o incidente já foi denunciado às autoridades, e que a empresa irá avançar com um processo judicial contra a organização ambiental.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.