//

O mundo tem 2754 bilionários (e mais de 400 mil milionários)

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Num único ano, o mundo ganhou 400 mil novos milionários, definidos como pessoas que detêm entre 1 e 30 milhões de dólares.

Quem está acima deste nível é classificado como high net worth individual – indivíduo de alto valor bruto. Se tiver mais de mil milhões, entra na categoria daquilo a que em inglês se chama “bilionários” – em português, um bilião é mil vezes mais do que em inglês, ou seja, um milhão de milhões.

O número destes últimos é o maior de sempre – 2754 – representando um aumento de 357 em relação ao ano anterior. O homem mais rico do mundo, com 133 mil milhões, é Jeff Bezos, o fundador da Amazon.

Bezos, 54 anos, fundou a Amazon na sua garagem em Seattle, em 1994. O empresário é dono de toda a empresa de exploração espacial Blue Origin e do jornal norte-americano Washington Post, que comprou por 250 milhões de dólares em 2013.

As informações constam do relatório de uma empresa de sondagens chamada Wealth-X, que todos os anos publica um censo sobre o assunto, de acordo com o Expresso. Segundo o relatório, os Estados Unidos têm 680 bilionários, com uma riqueza total de 3,2 triliões (milhões de milhões, em português).

Seguem-se a China, com 338 bilionários, a Alemanha, com 152, e a Índia, com 299. Em termos de cidades, Nova Iorque continua a liderar, depois de um ano em que Hong-Kong lhe passou à frente.

As surpresas do relatório têm sobretudo a ver com o protagonismo inesperado de alguns países que normalmente não se associam a esse tipo de figuras. Por exemplo, o Quénia e o Egito. Em certos casos, isso tem a ver com a abundância de recursos naturais; noutros, com investimentos estruturais ou o crescimento de indústrias tecnológicas.

A expectativa é a de que a China vá assumindo um papel mais destacado nesta área.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.