/

Ataque informático atrasou entrega de jornais nos Estados Unidos

1

Mustafa Khayat / Flickr

Um ataque informático, que aparentemente teve origem nos Estados Unidos, atrasou este sábado a distribuição de vários jornais norte-americanos, como o Los Angeles Times.

Visto inicialmente como uma interrupção no servidor, o ataque atingiu uma rede de computadores da empresa Tribune Publishing, que está ligada à produção e impressão de vários jornais por todos os Estados Unidos, indicou o Los Angeles Times, citado pela agência France Presse.

“Acreditamos que a intenção era colocar a infraestrutura, em particular os servidores, fora de funcionamento, mais do que roubar informação”, referiu fonte próxima do caso, citada pelo jornal.

Marisa Kollias, porta-voz do Tribune Publishing, confirmou o ataque. Num comunicado de imprensa, a empresa esclarece que o malware afetou os sistemas de backoffice, isto é, as áreas da Internet em que os jornalistas redigem e preparam os artigos para serem publicados. De acordo com Marisa Kollias, “todos os jornais” do grupo Tribune Publishing foram afetados pelo ciberataque, que terá vindo de fora dos Estados Unidos.

Em resultado, a entrega das edições de sábado do Los Angeles Times e do San Diego Union Tribune foi adiada.

O ataque teve também impacto na distribuição na costa Oeste de jornais nacionais como o The New York Times e o Wall Street Journal, publicados naquela região dos Estados Unidos pela mesma empresa de impressão do Los Angeles Times.

O número exato de assinantes afetados não foi revelado, mas a maioria dos subscritores do Los Angeles Times recebeu o jornal no sábado de amanhã, com apenas algumas horas de atraso.

Ainda este sábado, o jornal Fort Lauderdale Sun-Sentinel fez saber que “se debateu no fim de semana com um vírus de computador que desligou a produção e impediu as linhas telefónicas”. O Departamento de Segurança Nacional confirmou que está a investigar o caso: “Estamos cientes dos relatos de um potencial incidente cibernético que afeta várias agências de notícias e estamos a trabalhar com o nosso governo e parceiros da indústria para entender melhor a situação”, disseram as autoridades em conferência de imprensa.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. eu Fernado Dos Santos confirmo as perversidade em São Gonçalo Dos Campos Bahia, meu amigo Marcelo ta preso dento de casa por causa desse matado Rafael e Grabiel mora nu murilo lete em São Gonçalo Dos Campos Bahia não tem leis as piores leis na bahia queremos Justiça minha família foi ameaçada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.