Armando Vara está a um passo da cadeia. A condenação a cinco anos de prisão no processo Face Oculta deverá transitar em julgado já esta terça-feira e o antigo governante pode entrar na prisão nesse mesmo dia.
Há a possibilidade de o ex-ministro tentar levantar algum incidente processual para que a decisão só se torne efetiva depois do Natal. Ao Correio da Manhã, o advogado Tiago Rodrigues Bastos, que defende Armando Vara, deu conta de que ainda não levantou qualquer incidente, mas que o poderá fazer até ao final do dia.
Além disso, garantiu que Armando Vara não irá esperar pela emissão de mandados de detenção e mal a decisão transite em julgado – o que poderá acontecer amanhã – o ex-ministro irá entregar-se na cadeia.
“O meu cliente não vai fugir à Justiça”, assegurou Tiago Rodrigues Bastos. Armando Vara esgotou já todas a instâncias de recurso, isto depois de recentemente o Tribunal Constitucional ter indeferido uma reclamação do antigo ministro.
“Ele tinha esperança nesta decisão do Tribunal Constitucional, porque, de facto, nós entendíamos que tínhamos razão. Agora, não. Está a mentalizar-se para a situação que vai sofrer”, afirmou o advogado, logo após ser conhecida a decisão, dando nessa altura conta de que esperava que o seu cliente conseguisse passar o Natal em casa.
Armando Vara foi condenado em 2014 pelo Tribunal de Aveiro a uma pena de cinco anos de prisão efetiva por três crimes de tráfico de influência. O coletivo de juízes deu como provado que o antigo ministro recebeu 25 mil euros de Manuel Godinho, principal arguido no caso Face Oculta, como compensação por ter feito diligências para favorecer as empresas do sucateiro de Ovar.
Nao acredito que isso aconteça… Mas se me enganar, oxalá que na cadeia lhe façam a verdadeira e merecida justiça!
Também, com tantas benesses, só faltava ir ao colo…