A Guardia Civil de Espanha identificou esta quinta-feira o corpo de um português de 43 anos como um dos pescadores do Santa Ana, pesqueiro que naufragou a 10 de março na costa das Astúrias.
A informação foi confirmada à Lusa por fonte da força policial, após análises ao corpo, realizadas esta manhã num laboratório de criminalística.
De acordo com a mesma fonte, o corpo do contramestre português Vítor José Farinhas Braga foi encontrado por um popular na tarde de quarta-feira, na praia de Tagle-Suances, na Cantábria, a cerca de 100 quilómetros de Avilés, nas Astúrias, onde o Santa Ana, com nove tripulantes a bordo, naufragou.
O corpo do português foi também autopsiado no Instituto de Medicina Legal de Santander e a identificação recorreu à comparação de provas de ADN.
A Guardia Civil diz manter um dispositivo de busca naquela costa, quando permanece por encontrar o corpo do espanhol Manuel María Tajes, tendo em conta as correntes e o temporal dos últimos dias na Cantábria, norte de Espanha.
O acidente, próximo de Cabo Peñas, na região autónoma das Astúrias, aconteceu a 10 de março e provocou sete mortos, confirmados.
Trata-se de três espanhóis, dois portugueses e dois indonésios. De entre os nove tripulantes do pesqueiro português há apenas um sobrevivente, um espanhol, permanecendo desaparecido outro, da mesma nacionalidade.
/Lusa
Naufrágio do Santa Ana
-
6 Abril, 2014 Recuperado nas Astúrias último corpo do Santa Ana
-
27 Março, 2014 Encontrado corpo de pescador português do Santa Ana