/

Índia inaugura o seu primeiro hospital para elefantes

baluda / Flickr

A população de elefantes da Índia tem diminuído nos últimos anos

A Índia inaugurou o seu primeiro hospital para elefantes na passada sexta-feira no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

As novas instalações são fruto do trabalho desenvolvido pela Wildlife SOS, uma organização sem fins lucrativos, que também administra um centro de conservação e cuidado e animal nas proximidades, noticia o Huffington Post.

O novo centro hospitalar foi especialmente projetado para receber elefantes feridos, doentes e geriátricos. O espaço está totalmente equipado com tecnologia de ponta, como máquinas de raio-X digitais e sem fios, ultrassonagrafia e imagens térmicas.

Além disso, o hospital, com uma área de mais de 3.500 metros quadrados, conta com um laboratório interno de patologia, uma piscina de hidroterapia e uma sala de quarentena.

Os elefantes são parte importante da cultura da Índia, sendo frequentemente exibidos em festivais e procissões no sul do país. Estes animais são também utilizados para atrair turistas, sendo colocados em vários fortes e palácios históricos nas regiões a norte e oeste.

“Acredito que, ao construir um hospital, estamos a enfatizar que os elefantes precisam de medidas de bem-estar, tal como qualquer outro animal”, disse à agência Reuters Geeta Seshamani, co-fundadora da Wildlife SOS.

“Os elefantes em cativeiros não devem ser usados nem maltratados, merecem antes ser respeitados como qualquer outro animal necessita quando é utilizado” para qualquer atividade fora do seu habitat natural, acrescentou.

Asha, um elefante de 49 anos, assumiu especial protagonismo durante a inauguração, ao colocar uma das suas patas dianteiras sobre um banco, para que que as equipas médicas pudessem tratar as suas lesões.

Embora os elefantes sejam reverenciados como símbolo cultural e religioso na Índia, estes animais são também, por vezes, maltratados pelos seus mahouts, sendo muitas vezes vezes são vítimas de eletrocussão, caça furtivaenvenenamento e acidentes rodoviários, de acordo com relatos de ativistas dos direitos dos animais.

Segundo dados do Governo indiano, a população de elefantes no país caiu de 29 mil espécimes em 2012 para 27 mil em 2017.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.