Um pai canadiano, da província de Quebec, processou o McDonald’s, numa ação coletiva, alegando que os Happy Meals infringem as leis provinciais de publicidade infantil.
António Bramante, um canadiano pai de três crianças, acredita que a cadeia alimentar McDonald’s está a quebrar as leis provinciais publicitárias que se direcionam a menores de 13 anos.
O indivíduo, que já gastou centenas de dólares nesta cadeia de restauração, alega que o McDonald’s está a direcional ilegalmente publicidade a crianças com menos de 13 anos de idade, violando assim as leis de proteção ao consumidor daquela província do Canadá.
A província de Quebec é um dos poucos locais em todo o mundo a banir toda a publicidade para crianças e desde 1980 restringe a comercialização de alimentos não saudáveis para crianças, adianta o Diário de Notícias.
O indivíduo diz que vai ao McDonald’s uma a cada duas semanas a pedido dos seus filhos. Baseando-se em documentos do tribunal, a BBC refere que o canadiano já gastou centenas de dólares só em Happy Meals, refeições infantis que trazem brinquedos como brinde.
Segundo o canadiano, os brinquedos incluídos nesta opção para crianças estão frequentemente associados a lançamentos de filmes e que os seus filhos querem muitas vezes regressar a restaurantes da cadeia para que consigam apenas completar a coleção.
“Hoje em dia, os pais têm que escolher as suas batalhas. E qual é a coisa mais fácil de ceder? É a alimentação dos filhos”, disse Joey Zukran, advogado que representa a ação coletiva de Bramante. “A McDonald’s tem a obrigação legal de respeitar a lei.”
anúncios em revistas infantis, promoção de um evento de entretenimento para crianças e publicidade em vitrinas, displays, embalagens e rótulos são três exceções à lei da publicidade no Quebec. O advogado adianta que está pronto para argumentar, no entanto, que a cadeia de fast food não está abrangida em nenhuma dessas exceções.
Qualquer pessoa poderá juntar-se a esta ação coletiva desde que tenha comprado um Happy Meal no Quebec, desde novembro de 2013.