/

Vieira demite-se caso seja provada corrupção no Benfica (e não fecha a porta a Jesus)

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, assegurou que se demite caso sejam apurados pela Justiça “atos menos lícitos” praticados pelo clube da Luz, numa altura em que decorrem vários processos em tribunal.

“[Os casos na Justiça] afetam-nos mais a nós do que ao Benfica. Sofremos bastante”, afirmou Vieira depois de ter sido questionado numa entrevista concedida à TVI nesta terça-feira sobre os vários processos judiciais que envolvem o clube.

Sobre as acusações que recaem sobre Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico dos encarnados, Vieira diz que é necessário esperar pelo veredito final dos processos.

“Neste momento, [Paulo Gonçalves] não foi condenado. Há a presunção de inocência. O Benfica perdeu um grande profissional”, atirou, realçando: “Não misture o Paulo Gonçalves com o Benfica”.

Segundo o líder dos encarnados, “tudo o que o Benfica ganhou foi dentro do campo”, pelo que se houver atos de corrupção comprovados, vai pedir a demissão do cargo que exerce há 15 anos. Vieira mostrou-se convencido que “no final a Justiça vai funcionar”.

Rui Vitória fica até ao fim do contrato

Luís Filipe Vieira afirmou ainda que nunca teve a intenção de vender o atual treinador do clube Rui Vitória, comentando assim a conversa telefónica nesta terça-feira relevada com o empresário César Ventura, na qual ambos negoceiam valores de uma eventual saída do treinador para o Everton.

“Não era a minha intenção vender Rui Vitória. Quando fazemos um contrato com o treinador é para cumprir. E assim será. É estranho uma conversa destas ser revelada. Na altura houve uma proposta por Rui Vitória e mostrámos as condições”, explicou.

“Cláusula? Já tinha havido conversações entre todos e, caso o Rui Vitória quisesse sair, o Benfica não ia impor barreiras“, sustentou o líder dos encarnados.

O presidente encarnado disse ainda haver uma “grande injustiça|” com Rui Vitória: “Em dois anos conquistou seis títulos. Não somo invencíveis e, na época passada, não estivemos tão bem. Mas é passado. O Rui Vitória tem feito um trabalho incrível e consegue ter sempre um plantel competitivo”, considerou.

“O Rui Vitória é o homem certo para o projeto do Benfica. Por minha vontade, garanto que será treinador do Benfica até ao fim do contrato. Tem havido multa critica e ele não merece”, reiterou Luís Filipe Vieira.

Vieira relembrou ainda o papel importante de Vitória ao lançar jogadores das camadas jovens, acrescentando que, em breve, João Félix, vai renovar.

“O Benfica vive pelos próprios meios e quer ser completamente independente. Neste momento, tem jovens e continua a investir nos centros de estágio. O Benfica não pode abdicar desta estratégia e o Rui Vitória é o treinador mais indicado para este projeto. Tem previsto lançar mais três jogadores e João Félix vai renovar“, afirmou.

Sousa Cintra impediu “loucuras”

O presidente do Benfica falou ainda sobre o Sporting, revelando que se Bruno de Carvalho – o presidente destituído dos leões – continuasse à frente do clube, o Benfica poderia ter cometido algumas “loucuras”.

“Se Bruno de Carvalho continuasse como presidente, éramos capazes de cometer loucuras. Mas quando Sousa Cintra ocupou o cargo, falei com ele pessoalmente e garanti que não iria fazer nada”, revelou.

“Quando o Sousa Cintra passou a liderar, disse-lhe que não. Sabemos dos ataques que fomos vítimas no tempo do outro senhor. Íamos atacar a sério, não era contra a instituição, mas íamos atacar forte dois ou três jogadores.”

Quanto ao novo presidente, Frederico Varandas, Vieira considerou que tem muito trabalho pela frente, devendo por isso focar-se no Sporting. “Conheci e lidei de perto com cinco presidentes do Sporting. Ganharam quando se preocuparam apenas com o Sporting”.

E continuou: “Aqueles que, para unir as tropas, puseram o Benfica à frente, ficaram pelo caminho. Se Varandas vier com esse propósito, não vai estar lá muito tempo. Tem muito trabalho para fazer e se se preocupar só com o Sporting terá sucesso. Se se preocupar com o vizinho do lado, quando der conta, o vizinho do lado já vai com um andamento que ele não vai alcançar”, considerou.

Vieira é candidato em 2020 e não fecha a porta Jesus

Luís Filipe Vieira disse ainda que pretende candidatar-se às próximas eleições, afirmando categoricamente ser candidato. “Se estou convencido e pelo trabalho que desenvolvi, a maioria vai votar em mim. Quero continuar mais quatro e, se calhar, até mais tempo”.

Questionado sobre a possibilidade do regresso de Jorge Jesus à Luz, o presidente não descartou esse cenário. “O futuro não se sabe. A única coisa que eu posso dizer é que somos amigos e costumamos falar e nunca estivemos genuinamente zangados”, disse.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.