/

Assessores de Robles custam 1,3 milhões à Câmara de Lisboa

39

António Pedro Santos / Lusa

O ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e ex-deputado do Bloco de Esquerda (BE), Ricardo Robles

Os dez assessores contratados externamente pela Câmara de Lisboa para o gabinete de Ricardo Robles – antigo vereador do Bloco de Esquerda no município – custam cerca de 1,3 milhões de euros. 

De acordo com o Correio da Manhã, que avança com a notícia nesta sexta-feira, os vencimentos variam, mas os contratos mais elevados preveem um pagamento de cerca de 3271 euros mensais, mais IVA.

Os contratos publicados no portal Base, a plataforma de contratação pública, de novembro de 2017 a maio deste ano – a maioria para os quatro anos de mandato – revelam que muitos dos nomes pertencem ao aparelho do partido há vários anos.

Um dos exemplos dados pelo diário é o Rodrigo Rivera, que foi candidato pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal pela Junta de Freguesia de Arroios e, não sendo eleito, acabou por ser contratado como assessor de comunicação.

Um vereador com pelouro – como era o caso de Robles – tem direito a seis assessores e a dois administrativos, segundo uma deliberação de 2 de novembro de 2017. O vereador pode passar o número imposto, desde que não ultrapasse a verba máxima disponível.

Fonte oficial do Bloco ouvida pelo CM garante que “o plafond máximo de contratações não foi atingido” com os os dez assessores. Os oito vereadores com pelouro – incluindo o presidente Fernando Medina – contam com 55 assessores.

O que ainda não se sabe é se os 10 assessores de Robles transitam diretamente para o gabinete de Manuel Grilo, que passa agora a ocupar o cargo deixado pelo antigo vereador. A decisão passa totalmente pelo novo vereador e, na verdade, “a cessação de funções do vereador implica a caducidade dos contratos” de prestação de serviços, aponta o matutino.

No total, a Câmara de Lisboa tem 124 assessores e secretárias para 17 vereadores. Só os vereadores com pelouro têm 55 assessores. Os que não têm pelouro – como é o caso de Assunção Cristas, Teresa Leal Coelho e João Ferreira – têm apenas um assessor cada um e um administrativo.

Robles abandonou todos os cargos políticos que ocupava, depois da polémica associada à venda de um prédio avaliado em 5,7 milhões de euros – comprado, em 2014, por 347 mil euros num leilão do Estado. O vereador era uma das principais figuras defensoras do direito à habitação, criticando constantemente a especulação imobiliária.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

39 Comments

  1. Deviam ir com ele… investir no imobiliário e viver da especulação. E pelo caminho aproveitavam e levavam os outros dois reis do imobiliário, o Costa e o Medina

    • Este seu palavreado tem alguma coisa a ver com a notícia?
      Vê-se que nem a notícia leu, senão não deixava passar o erro dos 1,3 milhões de euros mensais…
      Mas como a soma lhe convinha, a si concretamente…

      • Sabe fazer contas? 10 profissionais de 1ª categoria a receberem 3000 mês(média) x 12 meses (corresponde a 1 ano de trabalho) x 4 anos de mandato (pensavam eles, antes de Robles especular) dá quanto? É só fazer as contas, veja lá se consegue…

        • Caro António Silva,
          Vê-se que também não leu a notícia inicial, nem o meu comentário.
          Perguntar-me se sei fazer contas é colocar-se exactamente na posição do Costa & Medina, Soc…, e uma maneira de dizer algo sem nada dizer.
          Eu escrevi: «senão não deixava passar o erro dos 1,3 milhões de euros mensais…» Não fiz nem precisei de fazer nem de saber fazer contas. Era o que se lia na notícia.

          • Acha mesmo que estou aqui para ler notícias?!!! Isso deixo para si. Estou aqui apenas para dizer as verdades que aparentemente não gosta de ouvir.

          • As verdades que não gosto de ouvir? Ó Costa & Medina, diga, escreva o que quiser. Por mim esteja à vontade. De resto eu não o ouvi, li o que escreveu.
            No comentário anterior também me referi a uma verdade. Essa sim, é que o Costa & Medina parece que não gostou de ler.

        • Sr. sabedor de contas! Aqui há um erro da sua parte, que qualquer pessoa do tempo da outra Senhora e com o mínimo de habilitações literárias conseguiria corrigi-lo.
          Não são 3 mil euros mas, mais de 3250 euros.
          Também não são 12 meses mas sim, catorze!
          Isto multiplicado por aquilo; 3270X 14 meses, atinge uma bela soma anual de mais de 45000 euros.
          Precisamente; 45780 euros em vez do 36000 euros que o Senhor, que parece ser amigo da onça, sugeriu!
          Transparência, sim! Opacidade, não!

  2. O Povo paga. No problem… Que maravilha ser-se trostkista às segundas, quartas e sextas e anti-trotskista nos outros dias…

  3. Não está qualquer coisa mal com os 1,3 milhões de euros mensais? Não bate certo com os salários anunciados na vossa notícia.

    • Atenção que estou apenas a assinalar um possível engano nas contas, ou no valor total ou no valor dos salários anunciados, ou seja a comentar o rigor da notícia. Não estou a desculpar a situação, que me parece no mínimo bastante lamentável.

  4. Só o correio da manhã é que consegue que 10 funcionários com retribuição mensal de 3000 euros consigam custar mais de 1 milhão de euros. A mentira repetida consegue enganar muita gente que não consegue pensar. É este o jornalismo que temos. Só pensa em facturar com falsidades.

    • a mentira é tentar escamotear o gasto com salários de 3000 euros mensais por uma camara contratados por fora quando já se gastam vários milhões com funcionários altamente qualificados mas que nunca servem para fazer o trabalho dos “assessores” que por coincidência são sempre amigos de partido, afilhados, e amigos de faculdade. coincidência apenas claro. triste João Manuel Camossa Neto Rodrigues e triste sina a dos portugueses

  5. Para a SAÚDE E A EDUCAÇÃO CONTAS COM UMA MIRAGEM.

    Como se vê no artigo reinam os políticos . 1,3 milhões É para coisas destas que vão os nossos impostos.Os resultados todos conhecem. Poucos, nenhuns. Se for feita a descentralização mais políticos.mais impostos. Mas se for a regionalização muitos mais políticos e mais dinheiro ,para a qual os portugueses terão que desembolsar muito mais.

  6. Há duas medidas que poriam fim ao desbaratar do dinheiro público, ao clientelismo, à corrupção e à gestão danosa do dinheiro e da coisa pública, a saber:
    – a RESPONSABILIZAÇÃO PESSOAL pelos atos danosos (como acontece nas empresas particulares);
    – o boicote ativo às eleições legislativas e autárquicas.
    Para quando?

    • A 1ª, já ontem era tarde (e sempre deveria ter sido assim)!
      Relativamente à segunda nota, já é mais complicado, porque o boicote nunca será a 100% e depois há o perigo da maioria ser governada pelos votos da minoria, tipo Trump, Brexit, etc…

    • Não há revoluções sem armas, mesmo com uns cravos enfiados no cano.
      Assim, eu acrescentaria uma 3ª hipótese, e aquela que tem mudado mais vezes as sociedades – TIROS
      Todas as outras cantiguinhas estão nos manuais de propaganda e agitação para acalmar a carneirada

  7. Quem não tem pelouro não apresenta trabalho não precisa de assessores e afins,para andar na rua a fazer campanha eleitoral não precisa de ajudantes.

  8. E aqueles ignorantes e desqualificados, convencidos que estavam a votar num Bloco de Esquerda cheio de Moral e muito superior aos restantes partidos, aprendam agora com os erros. Vocês são tão responsáveis como o Robles e seus apaniguados. Foram vocês que lá o colocaram.
    O cheiro do Poder transforma estes revolucionários caviar nos maiores gatunos e criminosos !

    • Ó Carlos, o que você diz faz sentido. Só que não pode ser apenas em relação ao Bloco. Tem de se começar logo pelo CDS. É tudo é mesma corja! Não quero com isto dizer que não haja gente boa em todos os partidos. Mas essa gente boa nunca conseguirá fazer nada. De resto, o povo não vota nessa gente boa. Vota, sim, na que em nome do povo se governa a si própria, esteja ela nos órgãos do poder, esteja fora deles.

      • Os “outros” já sabemos que também são corja, mas têm o pudor de não se virem armar em moralistas como fez este Robles, como fez o rabicho do Podemos em Espanha.
        E vc nunca viu os partidos de direita a defender bandidos como o Duarte Lima ou o Isaltino, ao contrário desta esquerda que continua a defender Sócrates, e a Catarina a defender o Robles.

  9. «1,3 milhões de euros mensais»?! Claramente, alguém não sabe fazer contas aqui!
    Se os contratos mais elevados são de 3271€ mensais, mais IVA, então, com 10 assessores e já com IVA isso perfaz, no máximo, 40 mil euros por mês. (É muito, mas não são 1,3 milhões…)
    O valor de 1,3 milhões deve ser o total para 4 anos de mandato, não o valor mensal. Espero que o erro de quem redigiu a notícia tenha sido fortuito, não intencional, a contar com leitores que também não sabem fazer contas.

  10. isto é um regabofe, realmente esta pândega hipócrita é perita em usar e mal o dinheiro dos outros, todos nós contribuintes.

    como é possível que este sr ou qq outro precisa de 10 assessores ou mesmo 8?

  11. Como é que chegaram ao valor de 1,3 milhões???
    Assumindo aos dados da notícia e considerando os 10 assessores (afinal são 6 ou 10?) a ganharem o salário máximo para todos, não chega a 40.000 Euros!

    Não estou a defender quem quer que seja, até porque para mim 40.000 Euros em salários de assessores de um único vereador já é um completo absurdo.
    Isto não é jornalismo.

  12. Este pertence ao mesmo grupelho que pertencia o outro que a maralha dizia que fazia muita falta na Câmara. O tal que andou a meter areias na engrenagem do túnel do marquês. A quadrilha é toda a mesma. Não sei se o outro já está a fazer terrões ou ainda por aí anda a fazer o pão caro. O irmão dele sei que ainda anda a defender bandidos e ladrões!!!

  13. Tenho caraterizado este REGÍMEN como ASINO/HIRUDO/CLEPTOCRACIA, (pedindo desculpa aos jumentos e às sanguessugas pela injustiça da comparação), mas a infâmia destes proxenetas é tão nojenta que começo a ponderar designá-lo simplesmente por COPROCRACIA!

  14. Não vou comentar as contas feitas, certamente o ZAP dará pelo lapso e irá corrigir.
    Então os vereadores com pelouro têm direito a assessores? E a valores exorbitantes como o que aqui se apresenta?
    Eu desconhecia e começo a perceber porque motivo o estado não tem dinheiro que chegue, esta devassa é descomunal, e deverá ser apenas uma gota no oceano.
    Assim não há impostos que aguentem, é um desbaratar dos dinheiros públicos que raia o ridículo.
    É apenas a minha opinião e vale o que vale…

  15. Como dizia uma senhora da esquerda apanhada em off “..enquanto houver pobres e sofridos neste pais eu vou ter lá o meu lugar”.
    Discursos hipócritas sobre a vida de pessoas que são escorraçadas do local onde moram e depois faz o mesmo para ganhar milhões ainda só ouvi desta corja esquerdizóide.
    É gente muito má, a Catarina Martins e Mariana Mortágua deixaram o homem sozinho na conferência de imprensa, para não aparecerem na fotografia. E o PM também já foi pisar na última entrevista. São piores que os cães.
    Mas a história que ainda não apareceu, e a malta do PS está a fazer por não vir a lume, é Quem é o homem do PS que está à frente do IGFSS (Inst.Gestão Financeira da Seg.Social) encarregue de distribuir grandes negócios imobiliários para os “Amigos” ? Eu cá sei quem é, e que mais negócios imobiliários arranjou para os amigos. E que fundos imobiliários estão a mamar. E quanto tempo esteve online o anuncio de leilão do prédio Robles, SA.

  16. isto é assim em imensos organismos públicos, alias em quase todos da adm central, regional, local, e empresas publicas. contratam-se assessores prestadores de serviços por milhares de euros, pessoas que nunca fizeram nada na vida e que vivem a custa do estado. erá muito simples por fim a isto, com concursos e critérios rigorosos mas só interessa aos contribuintes e não aos políticos que se governam. preocupa-se muita gente com os juros dos empréstimos que precisamos para suportar este triste pais e ninguém se impõe contra esse lobby dos contratos do estado. é urgente acabar com isto!!!

  17. Quanto mais roubam mais compensados serao pelos padrinhos.
    E daqui a uns dias o povo ja nao se lembra de nada e o que quer é ouvir promessas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.