//

Jihadista açoriano tentava recrutar crianças para a célula terrorista

2

(dr) Dabiq Magazine

O jihadista açoriano que viveu em França aliciou crianças para se juntarem à sua célula terrorista. Fábio Almeida fazia parte do autoproclamado Estado Islâmico.

O jihadista português, nascido na ilha Terceira, nos Açores, fotografava e filmava Loumen, a filha de 4 anos, com um véu islâmico negro enquanto fazia poses em frente a uma bandeira da Al Qaeda, no apartamento, em Paris.

Também a noiva do português, Sanae Boughroum, em Toledo, forçava o irmão de 7 anos a assistir ao vídeo onde um piloto capturado pelo autodenominado Estado Islâmico era queimado vivo pelos terroristas. O irmão mais velho, de 13 anos, tinha inclusive uma página de Facebook onde partilhava imagens de propaganda jihadista.

Apesar de os três irmãos manifestarem vontade, só Sanae esteve perto de se juntar ao grupo terrorista. Em outubro de 2015, conta o semanário Expresso, a rapariga e o português, Fábio Almeida, preparavam-se para casar e depois viajar para a Síria ou para a Líbia, sem bilhete de volta, quando foram detidos pela polícia espanhol, no apartamento da família da jovem, num bairro de classe média de Toledo.

O casal tem estado sentado no banco dos réus na Audiência Nacional, em Madrid, acusado de incentivo ao terrorismo, podendo vir a ser condenado a dez anos de prisão, assim como dois outros membros do grupo que operava em Espanha, França e Marrocos, com ligações estreitas aos destacados membros do Daesh na Síria.

Segundo os dados da acusação do Ministério Público, a célula jihadista, criada em 2014, tentava recrutar crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, através de três grupos de WhatsApp chamados “Ansar Al Islam”. Algumas terão mesmo partido para o Daesh, avança o semanário.

Fábio Almeida, ou “Abdurraman Al Portugali”, era bastante crítico dos emigrantes portugueses a residir em França. Em conversa com Sanae, o açoriano fez um desabafo, que ficou registado nas escutas das autoridades. “Têm-me passado coisas pela cabeça que nem imaginas… Portugueses de m…,  os kafires (infiéis) merecem morrer todos. Tenho muita raiva contra eles. Odeio os kafir.”

Nas buscas ao apartamento, em Paris, a polícia encontrou 65 mil imagens, 31 mil ficheiros de áudio e mais de 700 vídeos sobre a temática jihadista. Também no apartamento em Toledo foram encontradas dezenas de provas de ligação de Sanae com Abu Anas Ashraf Al Andalusi, especialista informático do Daesh a residir na Síria.

Fábio e Sanae, o casal que se conheceu através da internet, já garantiu estar inocente. O açoriano alegou não compreender muitos dos vídeos por não dominar a língua árabe enquanto que a namorada disse sentir-se “uma vítima do Daesh” por ter sido manipulada por dirigentes radicais que se terão aproveitado dos seus problemas familiares.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.