Açoriano julgado por pertencer ao Daesh tinha milhares de ficheiros de decapitações

(dr) Dabiq Magazine

O português nascido nos Açores, mas a viver em França desde os 11 anos de idade, arrisca ser condenado a 10 anos de prisão em Espanha, depois da apreensão de milhares de ficheiros que provam a sua ligação ao Estado Islâmico.

Fábio Medeiros de Almeida está a ser julgado em Madrid, desde o passado dia 17 de Julho, por suspeitas de ligação ao Daesh. O jovem de 33 anos, nascido nos Açores, é suspeito de pertencer a uma célula do grupo terrorista que se dedicava a recrutar elementos, sobretudo mulheres, para reforçarem as fileiras do Estado Islâmico na Síria.

Detido em Outubro de 2015 em Espanha, onde foi conhecer a noiva Sanae B., uma marroquina que também está a ser julgada, o jovem açoriano tinha na sua casa em Paris, onde vivia, 65.341 imagens e 96 vídeos com decapitações, bem como armamento e propaganda do grupo terrorista, relata o Expresso, citando o jornal espanhol ABC.

O jihadista português, que vivia em França desde os 11 anos de idade, arrisca uma pena de 10 anos de prisão, tal como a noiva e outros dois acusados no mesmo processo, um homem e uma mulher.

Estes quatro elementos fariam parte da célula de recrutamento do Daesh, efectuando os primeiros contactos com potenciais interessados em aderirem ao grupo terrorista através do Facebook. O desenrolar das conversas era feito depois através de grupos de WhatsApp.

O casal teria planos de casar e viajar junto para a Síria. Em tribunal, a mulher de origem marroquina e a residir em Espanha, assumiu que adquiriu um bilhete para ir para a Síria em 2014, mas garantiu que se “arrependeu”, relata o ABC.

Sanae B. também disse que se considera uma “vítima do Estado Islâmico”, enquanto Fábio Medeiros de Almeida garantiu em tribunal que não é terrorista, nota o Expresso.

O jovem açoriano deixou de estudar aos 16 anos e chegou a trabalhar nas obras e num hotel a arrumar os carros dos hóspedes. Mas, depois de um acidente, ficou sem carta de condução e foi para o fundo do desemprego.

Nessa altura, com muito tempo livre e rodeado de amigos árabes, terá sido influenciado por estes para se converter ao Islão, o que aconteceu em 2011, de acordo com relatos de órgãos de informação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. … arrisca uma pena de 10 anos de prisão !!!

    Como somos brandos para com estes bandidos. O sinal que é dado, é para continuarem com as decapitações, pois “arriscam” somente 10 anos, com bom comportamento dará dois anos.
    Ainda dá para uma segunda ronda !

  2. Porquê é que o mais sublinhado da noticia é que ele é Açoriano, se está em paris há 22 anos, é mais francês do que português. sim português, ou Açorianos são outra nacionalidade?

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …