Açoriano julgado por pertencer ao Daesh tinha milhares de ficheiros de decapitações

(dr) Dabiq Magazine

O português nascido nos Açores, mas a viver em França desde os 11 anos de idade, arrisca ser condenado a 10 anos de prisão em Espanha, depois da apreensão de milhares de ficheiros que provam a sua ligação ao Estado Islâmico.

Fábio Medeiros de Almeida está a ser julgado em Madrid, desde o passado dia 17 de Julho, por suspeitas de ligação ao Daesh. O jovem de 33 anos, nascido nos Açores, é suspeito de pertencer a uma célula do grupo terrorista que se dedicava a recrutar elementos, sobretudo mulheres, para reforçarem as fileiras do Estado Islâmico na Síria.

Detido em Outubro de 2015 em Espanha, onde foi conhecer a noiva Sanae B., uma marroquina que também está a ser julgada, o jovem açoriano tinha na sua casa em Paris, onde vivia, 65.341 imagens e 96 vídeos com decapitações, bem como armamento e propaganda do grupo terrorista, relata o Expresso, citando o jornal espanhol ABC.

O jihadista português, que vivia em França desde os 11 anos de idade, arrisca uma pena de 10 anos de prisão, tal como a noiva e outros dois acusados no mesmo processo, um homem e uma mulher.

Estes quatro elementos fariam parte da célula de recrutamento do Daesh, efectuando os primeiros contactos com potenciais interessados em aderirem ao grupo terrorista através do Facebook. O desenrolar das conversas era feito depois através de grupos de WhatsApp.

O casal teria planos de casar e viajar junto para a Síria. Em tribunal, a mulher de origem marroquina e a residir em Espanha, assumiu que adquiriu um bilhete para ir para a Síria em 2014, mas garantiu que se “arrependeu”, relata o ABC.

Sanae B. também disse que se considera uma “vítima do Estado Islâmico”, enquanto Fábio Medeiros de Almeida garantiu em tribunal que não é terrorista, nota o Expresso.

O jovem açoriano deixou de estudar aos 16 anos e chegou a trabalhar nas obras e num hotel a arrumar os carros dos hóspedes. Mas, depois de um acidente, ficou sem carta de condução e foi para o fundo do desemprego.

Nessa altura, com muito tempo livre e rodeado de amigos árabes, terá sido influenciado por estes para se converter ao Islão, o que aconteceu em 2011, de acordo com relatos de órgãos de informação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. … arrisca uma pena de 10 anos de prisão !!!

    Como somos brandos para com estes bandidos. O sinal que é dado, é para continuarem com as decapitações, pois “arriscam” somente 10 anos, com bom comportamento dará dois anos.
    Ainda dá para uma segunda ronda !

  2. Porquê é que o mais sublinhado da noticia é que ele é Açoriano, se está em paris há 22 anos, é mais francês do que português. sim português, ou Açorianos são outra nacionalidade?

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …