Açoriano julgado por pertencer ao Daesh tinha milhares de ficheiros de decapitações

(dr) Dabiq Magazine

O português nascido nos Açores, mas a viver em França desde os 11 anos de idade, arrisca ser condenado a 10 anos de prisão em Espanha, depois da apreensão de milhares de ficheiros que provam a sua ligação ao Estado Islâmico.

Fábio Medeiros de Almeida está a ser julgado em Madrid, desde o passado dia 17 de Julho, por suspeitas de ligação ao Daesh. O jovem de 33 anos, nascido nos Açores, é suspeito de pertencer a uma célula do grupo terrorista que se dedicava a recrutar elementos, sobretudo mulheres, para reforçarem as fileiras do Estado Islâmico na Síria.

Detido em Outubro de 2015 em Espanha, onde foi conhecer a noiva Sanae B., uma marroquina que também está a ser julgada, o jovem açoriano tinha na sua casa em Paris, onde vivia, 65.341 imagens e 96 vídeos com decapitações, bem como armamento e propaganda do grupo terrorista, relata o Expresso, citando o jornal espanhol ABC.

O jihadista português, que vivia em França desde os 11 anos de idade, arrisca uma pena de 10 anos de prisão, tal como a noiva e outros dois acusados no mesmo processo, um homem e uma mulher.

Estes quatro elementos fariam parte da célula de recrutamento do Daesh, efectuando os primeiros contactos com potenciais interessados em aderirem ao grupo terrorista através do Facebook. O desenrolar das conversas era feito depois através de grupos de WhatsApp.

O casal teria planos de casar e viajar junto para a Síria. Em tribunal, a mulher de origem marroquina e a residir em Espanha, assumiu que adquiriu um bilhete para ir para a Síria em 2014, mas garantiu que se “arrependeu”, relata o ABC.

Sanae B. também disse que se considera uma “vítima do Estado Islâmico”, enquanto Fábio Medeiros de Almeida garantiu em tribunal que não é terrorista, nota o Expresso.

O jovem açoriano deixou de estudar aos 16 anos e chegou a trabalhar nas obras e num hotel a arrumar os carros dos hóspedes. Mas, depois de um acidente, ficou sem carta de condução e foi para o fundo do desemprego.

Nessa altura, com muito tempo livre e rodeado de amigos árabes, terá sido influenciado por estes para se converter ao Islão, o que aconteceu em 2011, de acordo com relatos de órgãos de informação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. … arrisca uma pena de 10 anos de prisão !!!

    Como somos brandos para com estes bandidos. O sinal que é dado, é para continuarem com as decapitações, pois “arriscam” somente 10 anos, com bom comportamento dará dois anos.
    Ainda dá para uma segunda ronda !

  2. Porquê é que o mais sublinhado da noticia é que ele é Açoriano, se está em paris há 22 anos, é mais francês do que português. sim português, ou Açorianos são outra nacionalidade?

RESPONDER

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …