Jihadista açoriano tentava recrutar crianças para a célula terrorista

(dr) Dabiq Magazine

O jihadista açoriano que viveu em França aliciou crianças para se juntarem à sua célula terrorista. Fábio Almeida fazia parte do autoproclamado Estado Islâmico.

O jihadista português, nascido na ilha Terceira, nos Açores, fotografava e filmava Loumen, a filha de 4 anos, com um véu islâmico negro enquanto fazia poses em frente a uma bandeira da Al Qaeda, no apartamento, em Paris.

Também a noiva do português, Sanae Boughroum, em Toledo, forçava o irmão de 7 anos a assistir ao vídeo onde um piloto capturado pelo autodenominado Estado Islâmico era queimado vivo pelos terroristas. O irmão mais velho, de 13 anos, tinha inclusive uma página de Facebook onde partilhava imagens de propaganda jihadista.

Apesar de os três irmãos manifestarem vontade, só Sanae esteve perto de se juntar ao grupo terrorista. Em outubro de 2015, conta o semanário Expresso, a rapariga e o português, Fábio Almeida, preparavam-se para casar e depois viajar para a Síria ou para a Líbia, sem bilhete de volta, quando foram detidos pela polícia espanhol, no apartamento da família da jovem, num bairro de classe média de Toledo.

O casal tem estado sentado no banco dos réus na Audiência Nacional, em Madrid, acusado de incentivo ao terrorismo, podendo vir a ser condenado a dez anos de prisão, assim como dois outros membros do grupo que operava em Espanha, França e Marrocos, com ligações estreitas aos destacados membros do Daesh na Síria.

Segundo os dados da acusação do Ministério Público, a célula jihadista, criada em 2014, tentava recrutar crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, através de três grupos de WhatsApp chamados “Ansar Al Islam”. Algumas terão mesmo partido para o Daesh, avança o semanário.

Fábio Almeida, ou “Abdurraman Al Portugali”, era bastante crítico dos emigrantes portugueses a residir em França. Em conversa com Sanae, o açoriano fez um desabafo, que ficou registado nas escutas das autoridades. “Têm-me passado coisas pela cabeça que nem imaginas… Portugueses de m…,  os kafires (infiéis) merecem morrer todos. Tenho muita raiva contra eles. Odeio os kafir.”

Nas buscas ao apartamento, em Paris, a polícia encontrou 65 mil imagens, 31 mil ficheiros de áudio e mais de 700 vídeos sobre a temática jihadista. Também no apartamento em Toledo foram encontradas dezenas de provas de ligação de Sanae com Abu Anas Ashraf Al Andalusi, especialista informático do Daesh a residir na Síria.

Fábio e Sanae, o casal que se conheceu através da internet, já garantiu estar inocente. O açoriano alegou não compreender muitos dos vídeos por não dominar a língua árabe enquanto que a namorada disse sentir-se “uma vítima do Daesh” por ter sido manipulada por dirigentes radicais que se terão aproveitado dos seus problemas familiares.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …