Jihadista açoriano tentava recrutar crianças para a célula terrorista

(dr) Dabiq Magazine

O jihadista açoriano que viveu em França aliciou crianças para se juntarem à sua célula terrorista. Fábio Almeida fazia parte do autoproclamado Estado Islâmico.

O jihadista português, nascido na ilha Terceira, nos Açores, fotografava e filmava Loumen, a filha de 4 anos, com um véu islâmico negro enquanto fazia poses em frente a uma bandeira da Al Qaeda, no apartamento, em Paris.

Também a noiva do português, Sanae Boughroum, em Toledo, forçava o irmão de 7 anos a assistir ao vídeo onde um piloto capturado pelo autodenominado Estado Islâmico era queimado vivo pelos terroristas. O irmão mais velho, de 13 anos, tinha inclusive uma página de Facebook onde partilhava imagens de propaganda jihadista.

Apesar de os três irmãos manifestarem vontade, só Sanae esteve perto de se juntar ao grupo terrorista. Em outubro de 2015, conta o semanário Expresso, a rapariga e o português, Fábio Almeida, preparavam-se para casar e depois viajar para a Síria ou para a Líbia, sem bilhete de volta, quando foram detidos pela polícia espanhol, no apartamento da família da jovem, num bairro de classe média de Toledo.

O casal tem estado sentado no banco dos réus na Audiência Nacional, em Madrid, acusado de incentivo ao terrorismo, podendo vir a ser condenado a dez anos de prisão, assim como dois outros membros do grupo que operava em Espanha, França e Marrocos, com ligações estreitas aos destacados membros do Daesh na Síria.

Segundo os dados da acusação do Ministério Público, a célula jihadista, criada em 2014, tentava recrutar crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, através de três grupos de WhatsApp chamados “Ansar Al Islam”. Algumas terão mesmo partido para o Daesh, avança o semanário.

Fábio Almeida, ou “Abdurraman Al Portugali”, era bastante crítico dos emigrantes portugueses a residir em França. Em conversa com Sanae, o açoriano fez um desabafo, que ficou registado nas escutas das autoridades. “Têm-me passado coisas pela cabeça que nem imaginas… Portugueses de m…,  os kafires (infiéis) merecem morrer todos. Tenho muita raiva contra eles. Odeio os kafir.”

Nas buscas ao apartamento, em Paris, a polícia encontrou 65 mil imagens, 31 mil ficheiros de áudio e mais de 700 vídeos sobre a temática jihadista. Também no apartamento em Toledo foram encontradas dezenas de provas de ligação de Sanae com Abu Anas Ashraf Al Andalusi, especialista informático do Daesh a residir na Síria.

Fábio e Sanae, o casal que se conheceu através da internet, já garantiu estar inocente. O açoriano alegou não compreender muitos dos vídeos por não dominar a língua árabe enquanto que a namorada disse sentir-se “uma vítima do Daesh” por ter sido manipulada por dirigentes radicais que se terão aproveitado dos seus problemas familiares.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …