Jihadista açoriano tentava recrutar crianças para a célula terrorista

(dr) Dabiq Magazine

O jihadista açoriano que viveu em França aliciou crianças para se juntarem à sua célula terrorista. Fábio Almeida fazia parte do autoproclamado Estado Islâmico.

O jihadista português, nascido na ilha Terceira, nos Açores, fotografava e filmava Loumen, a filha de 4 anos, com um véu islâmico negro enquanto fazia poses em frente a uma bandeira da Al Qaeda, no apartamento, em Paris.

Também a noiva do português, Sanae Boughroum, em Toledo, forçava o irmão de 7 anos a assistir ao vídeo onde um piloto capturado pelo autodenominado Estado Islâmico era queimado vivo pelos terroristas. O irmão mais velho, de 13 anos, tinha inclusive uma página de Facebook onde partilhava imagens de propaganda jihadista.

Apesar de os três irmãos manifestarem vontade, só Sanae esteve perto de se juntar ao grupo terrorista. Em outubro de 2015, conta o semanário Expresso, a rapariga e o português, Fábio Almeida, preparavam-se para casar e depois viajar para a Síria ou para a Líbia, sem bilhete de volta, quando foram detidos pela polícia espanhol, no apartamento da família da jovem, num bairro de classe média de Toledo.

O casal tem estado sentado no banco dos réus na Audiência Nacional, em Madrid, acusado de incentivo ao terrorismo, podendo vir a ser condenado a dez anos de prisão, assim como dois outros membros do grupo que operava em Espanha, França e Marrocos, com ligações estreitas aos destacados membros do Daesh na Síria.

Segundo os dados da acusação do Ministério Público, a célula jihadista, criada em 2014, tentava recrutar crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, através de três grupos de WhatsApp chamados “Ansar Al Islam”. Algumas terão mesmo partido para o Daesh, avança o semanário.

Fábio Almeida, ou “Abdurraman Al Portugali”, era bastante crítico dos emigrantes portugueses a residir em França. Em conversa com Sanae, o açoriano fez um desabafo, que ficou registado nas escutas das autoridades. “Têm-me passado coisas pela cabeça que nem imaginas… Portugueses de m…,  os kafires (infiéis) merecem morrer todos. Tenho muita raiva contra eles. Odeio os kafir.”

Nas buscas ao apartamento, em Paris, a polícia encontrou 65 mil imagens, 31 mil ficheiros de áudio e mais de 700 vídeos sobre a temática jihadista. Também no apartamento em Toledo foram encontradas dezenas de provas de ligação de Sanae com Abu Anas Ashraf Al Andalusi, especialista informático do Daesh a residir na Síria.

Fábio e Sanae, o casal que se conheceu através da internet, já garantiu estar inocente. O açoriano alegou não compreender muitos dos vídeos por não dominar a língua árabe enquanto que a namorada disse sentir-se “uma vítima do Daesh” por ter sido manipulada por dirigentes radicais que se terão aproveitado dos seus problemas familiares.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …