Jihadista açoriano tentava recrutar crianças para a célula terrorista

(dr) Dabiq Magazine

O jihadista açoriano que viveu em França aliciou crianças para se juntarem à sua célula terrorista. Fábio Almeida fazia parte do autoproclamado Estado Islâmico.

O jihadista português, nascido na ilha Terceira, nos Açores, fotografava e filmava Loumen, a filha de 4 anos, com um véu islâmico negro enquanto fazia poses em frente a uma bandeira da Al Qaeda, no apartamento, em Paris.

Também a noiva do português, Sanae Boughroum, em Toledo, forçava o irmão de 7 anos a assistir ao vídeo onde um piloto capturado pelo autodenominado Estado Islâmico era queimado vivo pelos terroristas. O irmão mais velho, de 13 anos, tinha inclusive uma página de Facebook onde partilhava imagens de propaganda jihadista.

Apesar de os três irmãos manifestarem vontade, só Sanae esteve perto de se juntar ao grupo terrorista. Em outubro de 2015, conta o semanário Expresso, a rapariga e o português, Fábio Almeida, preparavam-se para casar e depois viajar para a Síria ou para a Líbia, sem bilhete de volta, quando foram detidos pela polícia espanhol, no apartamento da família da jovem, num bairro de classe média de Toledo.

O casal tem estado sentado no banco dos réus na Audiência Nacional, em Madrid, acusado de incentivo ao terrorismo, podendo vir a ser condenado a dez anos de prisão, assim como dois outros membros do grupo que operava em Espanha, França e Marrocos, com ligações estreitas aos destacados membros do Daesh na Síria.

Segundo os dados da acusação do Ministério Público, a célula jihadista, criada em 2014, tentava recrutar crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, através de três grupos de WhatsApp chamados “Ansar Al Islam”. Algumas terão mesmo partido para o Daesh, avança o semanário.

Fábio Almeida, ou “Abdurraman Al Portugali”, era bastante crítico dos emigrantes portugueses a residir em França. Em conversa com Sanae, o açoriano fez um desabafo, que ficou registado nas escutas das autoridades. “Têm-me passado coisas pela cabeça que nem imaginas… Portugueses de m…,  os kafires (infiéis) merecem morrer todos. Tenho muita raiva contra eles. Odeio os kafir.”

Nas buscas ao apartamento, em Paris, a polícia encontrou 65 mil imagens, 31 mil ficheiros de áudio e mais de 700 vídeos sobre a temática jihadista. Também no apartamento em Toledo foram encontradas dezenas de provas de ligação de Sanae com Abu Anas Ashraf Al Andalusi, especialista informático do Daesh a residir na Síria.

Fábio e Sanae, o casal que se conheceu através da internet, já garantiu estar inocente. O açoriano alegou não compreender muitos dos vídeos por não dominar a língua árabe enquanto que a namorada disse sentir-se “uma vítima do Daesh” por ter sido manipulada por dirigentes radicais que se terão aproveitado dos seus problemas familiares.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …