/

Encontrado túmulo de Neko, a aristocrata enterrada com jóias em ouro há 1800 anos

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Um grupo de arqueólogos gregos descobriu um túmulo completamente intacto de uma nobre anciã enterrada há mais de 1800 anos. A aristocrata foi sepultada com as suas jóias de ouro numa sepultura romana na ilha de Sikinos, na Grécia.

O nome da anciã, de acordo com as gravações da seputura, era Neko – Νεικώ segundo o alfabeto grego. A mulher foi enterrada com um enorme colar em ouro e com vários anéis e pulseiras em metais preciosos. Foram também encontrados vasos de vidro e metal, bem como vestígios da roupa da mulher, aponta a Reuters.

O túmulo em forma de caixa foi encontrado pelos investigadores intacto na abóbada do monumento Episkopi – um raro edifício funerário da época romana – e, ao longo dos tempos, foi transformado numa igreja Bizantina e, posteriormente, num mosteiro.

Os investigadores acreditam que o mausoléu da pequena ilha, que faz parte das Cíclades, um grupo de ilhas do mar Egeu a sudeste de Atenas, terá sido construído para abrigar o túmulo da aristocrata.

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Vários anéis e pulseiras foram encontradas no túmulo

“Fomos inesperadamente sortudos”, disse o diretor do Ephorate of Antiquities of Cyclades, Dimitris Athanassoulis em declarações à agência noticiosa. “Este é o túmulo de Neko”.

“É muito raro. Um monumento, um dos mais impressionantes do mar Egeu, tem agora uma identidade. Sabemos para quem foi construído, temos os restos dos seus bens e o seu nome”, enfatizou.

Pilhagens a túmulos foram bastante comuns no passado no entanto, a sepultura de Neko nunca foi alvo de roubo, conseguindo sobreviver intacta ao passar dos séculos. Na verdade, o túmulo estava escondido num ponto cego do monumento, entre duas das principais paredes, dificultando assim quaisquer tentativas de roubo, explicou Athanassoulis.

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Monumento romano onde foi descoberto o túmulo

O responsável pelas escavações acredita que a mulher tinha ligações com a ilha, mas ainda não foi determinado se era natural de Sikinos. A equipa de investigação está agora a tentar descobrir quem era Neko e a razão pela qual foi sepultada na ilha grega.

“Estamos a tentar descobrir mais sobre ela. Ainda estamos no começo”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.