Encontrado túmulo de Neko, a aristocrata enterrada com jóias em ouro há 1800 anos

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Um grupo de arqueólogos gregos descobriu um túmulo completamente intacto de uma nobre anciã enterrada há mais de 1800 anos. A aristocrata foi sepultada com as suas jóias de ouro numa sepultura romana na ilha de Sikinos, na Grécia.

O nome da anciã, de acordo com as gravações da seputura, era Neko – Νεικώ segundo o alfabeto grego. A mulher foi enterrada com um enorme colar em ouro e com vários anéis e pulseiras em metais preciosos. Foram também encontrados vasos de vidro e metal, bem como vestígios da roupa da mulher, aponta a Reuters.

O túmulo em forma de caixa foi encontrado pelos investigadores intacto na abóbada do monumento Episkopi – um raro edifício funerário da época romana – e, ao longo dos tempos, foi transformado numa igreja Bizantina e, posteriormente, num mosteiro.

Os investigadores acreditam que o mausoléu da pequena ilha, que faz parte das Cíclades, um grupo de ilhas do mar Egeu a sudeste de Atenas, terá sido construído para abrigar o túmulo da aristocrata.

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Vários anéis e pulseiras foram encontradas no túmulo

“Fomos inesperadamente sortudos”, disse o diretor do Ephorate of Antiquities of Cyclades, Dimitris Athanassoulis em declarações à agência noticiosa. “Este é o túmulo de Neko”.

“É muito raro. Um monumento, um dos mais impressionantes do mar Egeu, tem agora uma identidade. Sabemos para quem foi construído, temos os restos dos seus bens e o seu nome”, enfatizou.

Pilhagens a túmulos foram bastante comuns no passado no entanto, a sepultura de Neko nunca foi alvo de roubo, conseguindo sobreviver intacta ao passar dos séculos. Na verdade, o túmulo estava escondido num ponto cego do monumento, entre duas das principais paredes, dificultando assim quaisquer tentativas de roubo, explicou Athanassoulis.

(h) Greek Culture Ministry / Thanos Kartsoglou

Monumento romano onde foi descoberto o túmulo

O responsável pelas escavações acredita que a mulher tinha ligações com a ilha, mas ainda não foi determinado se era natural de Sikinos. A equipa de investigação está agora a tentar descobrir quem era Neko e a razão pela qual foi sepultada na ilha grega.

“Estamos a tentar descobrir mais sobre ela. Ainda estamos no começo”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …