/

Coreia do Norte pode não estar a cumprir o que prometeu

Donald Trump / Instagram

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente do EUA, Donald Trump

Apesar da promessa de desnuclearização, a Coreia do Norte continua os trabalhos no seu reator nuclear. A denúncia é do grupo de monitorização 38 North, com base em imagens de satélite recolhidas na semana passada.

Segundo uma análise de três especialistas para o 38 North, um grupo que monitoriza a Coreia do Norte, o regime norte-coreano está a desenvolver a infraestrutura rapidamente, apesar do acordo com os Estados Unidos que previa a completa desnuclearização da península.

O grupo de monitorização 38 North apoia-se em imagens de satélite do principal complexo nuclear da Coreia do Norte, que alberga o reator de Yongbyon.

As imagens foram captadas no dia 21 de junho e revelam que foram realizadas algumas modificações no complexo nuclear, como um novo sistema secundário para arrefecer o reator da principal central norte-coreana e novas instalações cujo objetivo ainda é desconhecido, avança o Observador.

Os especialistas afirmam que estas melhorias infraestruturais já estariam planeadas e não têm qualquer relação com o acordo entre Kim Jong-un e Donald Trump, na cimeira histórica que aconteceu em Singapura no passado dia 12 de junho.

A imagens de satélite mostram uma expansão do complexo e uma descarga de água do reator, usada para o arrefecer quando está em funcionamento. No entanto, não mostram indícios de que o reator esteja efetivamente a produzir plutónio. Isto pode ser explicado pela falta de resolução das imagens e também pela altura do ano.

Além disso, as imagens permitem ainda concluir que o ritmo de construção em instalações de apoio em todo o complexo não abrandou. Aliás, a construção de um prédio de escritórios de engenharia foi concluída, adianta o Expresso.

O governo sul-coreano não confirmou os desenvolvimentos, mas diz estar a acompanhar de perto a situação.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, comprometeu-se a fazer uma “desnuclearização completa”, mas parece não estar a cumprir a sua promessa. Ainda assim, o acordo, assinado no dia 12 de junho, não estipula obrigações concretas para a Coreia do Norte sobre os passos que deve tomar para cumprir esta promessa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.