Uma imagem divulgada esta terça-feira, 29, pela Agência Espacial Europeia, ESA, e pela agência espacial americana, NASA, mostra os astronautas da Estação Espacial Internacional ISS com a língua de fora, em homenagem ao famoso gesto do físico Albert Einstein, fotografado quando completou 72 anos.
A divertida homenagem aconteceu quando o cargueiro espacial Albert Einstein, precisamente baptizado em honra do físico da Teoria da Relatividade, desacoplava esta segunda feira da Estação Espacial Internacional. O Albert Einstein, um AVT (veículo automático de transferência) da ESA, deverá reentrar na atmosfera terrestre no próximo sábado, 2 de Novembro, e desintegrar-se sobre o Oceano Pacífico.
A famosa foto da língua de fora, uma das imagens que ficou na história do século 20, foi tirada em 1951, em Princeton, no dia do 72º aniversário de Einstein. Arthur Sasse, fotógrafo da International News Photos, pediu a Einstein para ‘sorrir para a fotografia’, e o irreverente génio fez a careta que viria a ficar famosa.
Albert Einstein, Nobel da Física em 1921, nasceu em Ulm, na Alemanha, a 14 de março de 1879, e faleceu em Princeton, Estados Unidos, a 18 de abril de 1955. Considerado um dos maiores físicos da história da humanidade, desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral, um dos pilares da física moderna, e é o autor da ‘equação mais famosa do mundo’: E = mc2.
Nos últimos anos de vida a atenção de Einstein focou-se nos problemas sociais da humanidade, sendo sua uma frase emblemática: ‘A Primeira Guerra Mundial foi travada com baionetas, a Segunda com tanques e aviões, não sei como será a Terceira, mas a Quarta será com paus e pedras‘. Sabia que havia duas coisas infinitas, o Universo e a estupidez humana, mas do Universo não tinha a certeza.
AJB, ZAP