Astronautas de língua de fora para homenagear Einstein

Uma imagem divulgada esta terça-feira, 29, pela Agência Espacial Europeia, ESA, e pela agência espacial americana, NASA, mostra os astronautas da Estação Espacial Internacional ISS com a língua de fora, em homenagem ao famoso gesto do físico Albert Einstein, fotografado quando completou 72 anos.

A divertida homenagem aconteceu quando o cargueiro espacial Albert Einstein, precisamente baptizado em honra do físico da Teoria da Relatividade, desacoplava esta segunda feira da Estação Espacial Internacional. O Albert Einstein, um AVT (veículo automático de transferência) da ESA, deverá reentrar na atmosfera terrestre no próximo sábado, 2 de Novembro, e desintegrar-se sobre o Oceano Pacífico.

A famosa foto da língua de fora, uma das imagens que ficou na história do século 20, foi tirada em 1951, em Princeton, no dia do 72º aniversário de Einstein. Arthur Sasse, fotógrafo da International News Photos, pediu a Einstein para ‘sorrir para a fotografia’, e o irreverente génio fez a careta que viria a ficar famosa.

Albert Einstein, Nobel da Física em 1921, nasceu em Ulm, na Alemanha, a 14 de março de 1879, e faleceu em Princeton, Estados Unidos, a 18 de abril de 1955. Considerado um dos maiores físicos da história da humanidade, desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral, um dos pilares da física moderna, e é o autor da ‘equação mais famosa do mundo’: E = mc2.

Nos últimos anos de vida a atenção de Einstein focou-se nos problemas sociais da humanidade, sendo sua uma frase emblemática: ‘A Primeira Guerra Mundial foi travada com baionetas, a Segunda com tanques e aviões, não sei como será a Terceira, mas a Quarta será com paus e pedras‘. Sabia que havia duas coisas infinitas, o Universo e a estupidez humana, mas do Universo não tinha a certeza.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …