A cimeira que vai proporcionar o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un vai acontecer “em meados de junho” em Singapura.
A informação é revelada pelo diário sul-coreano Chosun Ilbo, citado pelo Económico, que informa que o histórico encontro entre o líder norte-americano e o líder norte-coreano se irá realizar em meados de junho, em Singapura.
Já na sexta-feira, Donald Trump tinha dito que a data e o local do encontro já tinham sido definidos e que, em breve, seriam anunciados.
A cimeira decorrerá “em meados de junho”, afirma o Chosun Ilbo, citando fontes diplomáticas que obtiveram a informação do conselheiro norte-americano para a Segurança Nacional, John Bolton.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap também tinha indicado, no fim de semana, que o local favorito para o encontro Trump-Kim era Singapura.
Trump tinha anteriormente dado a entender que a Zona Desmilitarizada (DMZ), onde se realizou no final de abril a cimeira entre as duas Coreias, poderia ser apropriada para o seu encontro com Kim Jong-un.
A Mongólia e a Suíça foram igualmente apontadas como locais possíveis.
Após anos de tensões sobre os programas nuclear e balístico da Coreia do Norte, a península coreana é, desde o início deste ano, palco de uma contenção sem precedentes entre as duas Coreias, que estão ainda tecnicamente em guerra, desde 1953.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, encontraram-se, em abril, na zona desmilitarizada entre os dois países, que marca a fronteira no paralelo 38, na primeira cimeira das duas Coreias em mais de uma década.
O encontro histórico aconteceu entre sorrisos e mãos dadas. “Hoje estamos numa linha de partida, onde uma nova história de paz, prosperidade e relações intercoreanas está a ser escrita”, disse Kim Jong-un antes do arranque das conversações entre os dois líderes.