/

Bancários indignados com perdão de dívida ao Sporting

18

José Sena Goulão / Lusa

Bruno de Carvalho diz ter conseguido baixar de 135 para 40,5 milhões o valor da dívida ao BCP e Novo Banco

Os bancários mostraram-se esta sexta-feira indignados e revoltados pelo perdão de 94,5 milhões de euros de dívida à Sporting SAD pelo BCP e pelo Novo Banco e pedem explicações imediatas aos bancos.

A federação sindical do setor financeiro reagiu esta sexta-feira à notícia de que o Sporting conseguiu chegar a acordo com o Novo Banco e com o BCP para o perdão de 94,5 milhões de euros que tinha em dívida, uma operação que alivia as contas da SAD e que reforça a posição do presidente Bruno de Carvalho, nomeadamente perante o maior accionista, Álvaro Sobrinho, que dava sinais de contestação à actual direcção.

“A confirmarem-se tais factos, é natural o aprofundamento da deceção e revolta dos trabalhadores face à perda sucessiva de condições de trabalho, à recusa de aumentos de retribuições e à apresentação de propostas de atualizações salariais ridículas, por parte de tais bancos”, afirma a FEBASE.

A organização representativa dos trabalhadores recorda que o BCP congelou e diminuiu rendimentos dos seus trabalhadores, situação que ainda não foi totalmente reposta e reparada, “com a agravante da recusa de aumentos salariais“.

Enquanto o Novo Banco, “recorreu a um despedimento coletivo, cuja impugnação ainda corre nos tribunais, extinguindo muitas centenas de contratos de trabalho eufemisticamente apelidadas de ‘mútuo acordo‘ e continua a ameaçar destruir postos de trabalho em massa e fecho de balcões”, diz a federação.

Acresce ainda no Nove Banco, alega a FEBASE, “uma tentativa generalizada de ameaça de redução das condições dos seus trabalhadores em regime de isenção de horário de trabalho”.

Atos de gestão danosa como o noticiado perdão têm de merecer veemente condenação por parte dos trabalhadores bancários, sublinhando-se que tornam ainda mais imorais e ilegítimos o agravamento das referidas condições de trabalho e a recusa de aumentos salariais dignos”, considera a FEBASE.

Bruno de Carvalho publicou na segunda-feira um artigo no DN em que afirma que nos últimos meses conseguiu “negociar uma melhoria das condições da reestruturação financeira”, baixando de 135 para 40,5 milhões o valor da dívida ao BCP e Novo Banco, através dos VMOC detidos por estes — operação que até pode ser vantajosa para os bancos, que tinham registado parte dos montantes como imparidades.

Com o perdão da dívida, o Sporting fica a apenas 17,5 milhões de euros de garantir a maioria da SAD, enquanto anteriormente precisaria de 44 milhões para esse efeito.

ZAP // Lusa

18 Comments

  1. Estes indignados são presidentes de bancos?
    Se não o são, o que querem afinal? Os presidentes dos bancos é que decidem,o resto é paleio fiado. Um esclarecimento: não sou sportinguista.

  2. Isto do perdão feito ao clube é um golpe da alta finança para ir ao bolso dos pobres, buscar a diferença. Culpados: a politiquice de quem está à frente dos destinos da nação. Até que quando é futebol todos(memos eu) ficam satisfeitos e aplaudem.

  3. Este.circuito já começa a ser bem conhecido ou seja políticos, Boys e clubes pedem dinheiro ao banco amigo mais tarde esse banco perdoa-lhes a dívida e quando esse banco tiver dificuldades o governo injeta capital e assim se cria um engenhoso esquema de subornos, branqueamentos etc….

  4. O Sporting está acima de todos os outros clubes. É de facto um clube diferente!!! Todos pagam o Sporting, NÃO… Eh… eh… eh…

  5. Dada esta situação o estado ( todos nós ) deveria não ser dado mais nenhum dinheiro quer ao BCP quer ao Novo Banco , esses Senhores perdoam dividas desta catrefa de dinheiro e depois vão pedir ao Estado
    Milhoes para tapar os buracos financeiros dos bancos , que eles criaram.
    NÂO DAR MAIS DINHEIRO NENHUM A ESTES BANCOS
    Sou contribuinte e fico FUDID com noticias destas .

  6. Possivelmente os tais indignados que já perdoaram dívida a outras cores e outros amigos! O mal é quem dirige os Bancos entrar neste esquema de amigos engravatados e no final quem paga, engravatados alguns e mal vestidos todos!.

  7. Porque é que os Bancos não Hipotecam os Passes de alguns Jogadores para serem reembolsados pela Vanda dos mesmos. Não é assim que fazem com os empréstimos das Casas dos Pobres ?
    Ou será porque os Administradores que aprovaram o perdão já receberam a promessa do BC que vão receber (eles, não os Bancos), uma choruda comissão no Panamá quando da venda de alguns ?

  8. E com futebolistas a ganharem milhares isto é um insulto aos portugueses, aqueles que pagam impostos, que pagam tudo e mais alguma coisa nas facturas da água e luz. Que pagam taxas de radio, quando já a pagam à NOS ou à MEO, que pagam IMI que não sabem para onde vai já que as ruas que não sejam autoestrada ou de estradas de entrada das cidades estão uma miséria!!
    E já agora que tal os clientes destes bancos começarem a pedir o perdão das suas dívidas, nomeadamente dos empréstimos das suas casas e que pagam um dinheirão de juros?

  9. Acordaram agora! Depois de milhares de milhões pagos pelo erário público e centenas de “perdões” só depois da vitória do FCP no campeonato é que viram o negócio do SCP. Já agora e as dívidas do Sr. Presidente Filipe Vieira, estão esquecidos? A verdade caros amigos é que de tudo isto, dos esquemas do futebol, dos políticos envergonhados (esta é nova!) à finança gananciosa, quem perde somos nós, supostamente quem devia exercer a soberania. Um abraço a todos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.