/

Vulcão Kilauea em erupção obriga a retirar mais de 10 mil pessoas

Bruce Omori / EPA

O vulcão Kilauea, no Havai, entrou esta sexta-feira em erupção e está a aproximar-se das áreas residenciais, onde mais de dez mil pessoas já foram instadas a sair.

Nos últimos dias, a Ilha Grande, no Havei, Estados Unidos, tem sido palco de enorme atividade sísmica. Esta sexta-feira, o vulcão Kilauea entrou de novo em erupção depois de vários sismos e a lava está agora a aproximar-se das áreas residenciais, que vão ser evacuadas.

Em resposta à erupção do vulcão, as autoridades do Havai expandiram as ordens de evacuação das zonas urbanas, pelo que mais de dez mil habitantes foram já instados a sair de casa.

De acordo com as autoridades, todos os residente das subdivisão de Leilani devem abandonar imediatamente as suas casas, uma ordem que estava limitada anteriormente a uma parte do bairro.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou que as áreas abaixo do declive de erupção estão sob o risco de serem totalmente cobertas por lava.

As erupções do Kilauea, um dos maiores vulcões do mundo têm sido frequentes desde 1983. Nos últimos dias, verificou-se uma intensa atividade sísmica. Na passada quinta-feira, inclusivamente, um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter abalou o distrito de Hualien, sem que tenham sido registados vítimas ou danos materiais.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.