Barack Obama vai receber cerca de meio milhão de euros pela presença de algumas horas no Porto, para discursar numa conferência sobre alterações climáticas, a 6 de Julho de 2018.
O Expresso apurou que a organização da conferência “Climate Change Leadership Porto 2018”, dedicada ao tema das alterações climáticas, vai custar cerca de um milhão de euros, sendo que metade do orçamento será para pagar a Barack Obama.
O ex-Presidente dos EUA vai estar no Porto apenas durante algumas horas, para participar na conferência, e não deverá dar entrevistas, segundo o semanário.
Em Setembro de 2017, Obama foi alvo de muitas críticas depois de se ter tornado público que receberia 1,2 milhões de dólares (quase 990 mil euros) por três discursos para grandes empresas cotadas na bolsa norte-americana.
Também os ganhos de Bill Clinton, outro ex-Presidente dos EUA, com conferências já deram que falar. O antigo chefe de Estado terá amealhado cerca de 100 milhões de dólares (mais de 82 milhões de euros) com a participação em conferências entre 2001 e 2014, de acordo com dados divulgados pela revista Forbes em Outubro de 2015.
Em 2001, Clinton terá cobrado 125 mil dólares (cerca de 103 mil euros) pela primeira palestra que deu, após ter deixado a Casa Branca, num evento organizado pela Morgan Stanley em Nova Iorque, como nota a Forbes. Mas esse valor depressa disparou para os 225 mil dólares (cerca de 185 mil euros). O ex-Presidente chegou a cobrar 500 mil dólares (mais de 400 mil euros) por conferência.
O cheque que Barack Obama vai receber pela conferência no Porto até se pode considerar uma “pechincha”, à luz da actualização da inflação.
A conferência “Climate Change Leadership Porto 2018” é organizada pela Advanced Leadership Foundation, fundação norte-americana que visa promover a criação de uma rede global de futuros líderes mundiais. Obama é a grande estrela do evento que está aberto à participação apenas por convite, para parceiros da iniciativa.
Está também prevista a presença de oradores como o Prémio Nobel da Paz em 2007, Mohan Munasinghe, economista do Sri Lanka, como a política búlgara Irina Bokova, antiga directora-geral da UNESCO, e como o presidente da Advanced Leadership Foundation, Juan Verde.
Será que vem esclarecer também de que forma criou/financiou grupos terroristas como o Estado Islâmico, e como contribuiu para o caos na Líbia e Síria?
E já agora, como justifica ter aceite o Prémio Nobel da Paz que lhe foi atribuído??
https://qanon.pub
Aguardaremos também esclarecimentos sobre a criação e financiamento de grupos terroristas, como o Estado Islâmico, a destruição da Líbia e Síria e consequente crise humanitária, e actos de espionagem ilegais sobre a população.
Deixou obra feita, sem dúvida..
Pode não o ser para outros,mas para mim não deixa de ser uma notícia chocante.
Estamos a falar de meio milhão de euros por uns minutos !!
E leio aqui “uma pechincha” ?
Estou certamente desactualizado pelas benesses que fazem certos oradores !
Institui-se este estinhar (lembremo-nos recentemente de Tony Blair, Clinton e quejandos) e agora faz carreira este passear de reformas douradas.
Ainda estou para saber aquilo que ele vai dizer de novo. E se algo disser, não foi correcto para com o mundo enquanto teve poder para isso. Guardou trunfos para a reforma.
Afinal vale a pena ser enxovalhado e amesquinhado durante meia dúzia de anos,porque estes passam e o que irá contar serão as transferências do vil metal electrónico.
Ele tem de ser pago pela influência que tem. Por cá um chouriço ou um bilhete de futebol chega
Quem paga?
Com tanto cidadão em dificuldades e sérias carências vão estes tipos esbanjar este dinheiro por pura vaidade!
Meio milhão por alguns minutos de democracia nada mal!
Não vou dizer que Obama devia ter vergonha! Isso seria desculpá-lo. Estas demonstrações de serem donos do que é dos outros é ignomínia. Pior Pior só a falta de vergonha destas organizações, que lutam pelo bem do planeta e convidam gente desta. Será que Obama depois lhes restitui algum para as suas contas particulares? Só isso justifica tal convite. (Comem todos, e do que é nosso)
Deve vir dizer o que ninguém sabe. Por esse preço vai ser uma grande surpresa mundial. Vão cair governos e o mundo fica menos poluído.
Dispenso ver o senhor Obama!
Isto é a lei do mercado.
Se ninguém lhe pagar o que ele quer terá de baixar o seu valor para números mais reduzidos.
Se alguém disse-se ao Obama, só temos 100K€ para te pagar, ele teria de aceitar.
A pergunta aqui deveria ser outra, o que percebe ele de ambiente para ser convidado pago?
É quase como o futebol, enquanto os jogadores pedirem os aumentos de ordenado e os clubes os pagarem , eles pedirão.
Ou como os carros 1 milhão de euros, e as casas de 5Milhoes, enquanto houver mercados alguém a pagar por isso vão-se vender.