/

Estavam casados há 73 anos. Decidiram partir de mãos dadas

9

(dr)

George e Shirley Brickenden, de 95 e 94 anos,

Um casal nonagenário canadiano decidiu optar pela morte assistida e abandonar este Mundo de mãos dadas.

George e Shirley Brickenden, de 95 e 94 anos, foram casados durante 73 anos. Apesar de estarem lúcidos, os seus corpos estavam longe de estar saudáveis. Decidiram que não queriam esperar pela chegada da morte natural, e optaram pela morte assistida.

O casal preenchia todos os pré-requisitos do Canadá para pedir a morte assistida: tinham mais de 18 anos, eram cidadãos canadianos, mantinham plenas capacidades mentais, sofriam de doenças que diminuem a qualidade de vida e com declínio constante, e não foram forçados por ninguém a tomar a decisão.

Shirley, que teve um ataque cardíaco em 2016 e quase morreu, sofria com muitas dores devido a uma artrite reumatóide. George foi encontrado inconsciente no dia do aniversário, devido a um problema cardíaco crónico. Ambos decidiram acabar com suas vidas juntos, num ambiente familiar, pacífico e confortável.

A morte assistida aconteceu num fim de tarde de um belo dia de primavera.

Segundo uma das filha do casal, Pamela, a mãe virou-se para o pai e perguntou: “estás pronto?”. “Estou pronto quando estiveres”, respondeu George.

O casal foi então para o quarto e deitou-se. Estavam presentes dois médicos, um para cada paciente, e alguns familiares mais próximos. A família fez um brinde com um bom champanhe à longa vida do casal, e os médicos injectaram no casal os medicamentos que puseram fim às suas vidas.

A filha Angela massajou os pés da mãe, enquanto Pamela fazia o mesmo aos pés do pai. “Eles sorriram, olharam um para o outro”, conta Pamela, “então a minha mãe olhou para nós e disse ‘amo-vos a todos’“.

O casal conseguiu ter o fim de vida dos sonhos da maior parte das pessoas: morrer na velhice, em casa, sem dor, ao lado do amor da sua vida, cercado pelos filhos. E foi exactamente para isso que a lei da morte assistida foi criada no Canadá, que considera que forçar as pessoas a viver com dor até ao fim dos seus dias é uma espécie de tortura.

A legislação de morte assistida não é no entanto consensual no Canada. Alguns grupos religiosos opõem-se à ideia de permitir que as pessoas decidam quando é que estão prontas para morrer, considerando-a “uma afronta aos planos de Deus”.

O procedimento canadiano de aprovação de um pedido de morte assistida foi baseado num processo de triagem, com várias fases de selecção, para impedir a morte assistida de pessoas que não tenham plena consciência do pedido, ou que tenham um prognóstico médico que admita a possibilidade de melhoria da qualidade de vida.

Em Portugal, a morte assistida está na ordem do dia. Os primeiros a apresentar num projecto-lei sobre o tema foram o Bloco de Esquerda e o PAN, a eles juntou-se em fevereiro o PS, que vai apresentar um projecto próprio de legalização da eutanásia. ‘Os Verdes’ também vão apresentar um diploma, mas não anunciaram quando.

No ano passado, o PSD, então liderado por Pedro Passos Coelho, admitiu a possibilidade de uma consulta popular, o mesmo acontecendo, à direita, com o CDS-PP. O novo presidente do partido, Rui Rio, disse esta sexta-feira que tem uma posição pessoal favorável à despenalização da eutanásia e contra uma consulta popular sobre este tema.

ZAP // HypeScience / Patheos

9 Comments

  1. O “pan” que promova a mprte assistida de animaladas, desde os do mundo animal aos humanoides pú-liticos que arrasaram Portugal economicamente culturalmente e moralmente.
    Ja os badamerdas de esterco, que continuem a reduzir-se a isso mesmo.

    • caro Jose
      animais somos nós todos aos olhos de Deus.
      e não se ponha superior a ninguem pois a força que lhe deu vida a si é a mesma que deu vida a qualquer verme, por mais insignificante que pareça.

  2. Alguns grupos religiosos opõem-se à ideia de permitir que as pessoas decidam quando é que estão prontas para morrer, considerando-a “uma afronta aos planos de Deus”, diz-se no texto. Mas quem é que pode falar em planos de Deus? Deus nunca falou nos seus planos a ninguém. Se Deus falar, é através de acontecimentos do dia a dia que cada um interpretará à sua maneira, mas não pode apresentar-se como se tivesse falado com Deus.
    Seria bem mais construtivo o empenho em encontrar cura para as doenças que nos tiram qualidade de vida e nos matam.

  3. E o facho Rui Rio já tem ideia formada, não necessita da opinião popular, esquecendo que depende desse povo a sua percentagem de votos, e a dos outros deputados da sua cor, para fazer valer as suas “opiniões”

    • Não leu o texto?
      PPC admitiu a hipótese de uma consulta popular. Rui Rio diz que o PSD, ou ele, escolha sem ouvir os eleitores
      Para mim é uma diferença muito grande

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.