Isabel dos Santos afirma que a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos devidos. Pelo contrário, a petrolífera angolana diz não ter recebido dividendos, entre 2012 e 2016, pela sua participação na Galp.
Foi numa publicação no Twitter que a filha do ex-presidente de Angola afirmou que a Sonangol recebeu os dividendos a que tinha direito enquanto acionista da Galp.
Isabel dos Santos contraria assim a a versão da petrolífera angolana que diz não ter qualquer registo de dividendos da Galp, a empresa portuguesa na qual a empresária e a Sonangol controlam, indiretamente, uma participação através da holding Esperaza – entre 2012 e 2016.
A empresária respondeu assim ao Governo angolano, afirmando que “a Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes a esses mesmo dividendos às autoridades holandesas”.
De acordo com o Observador, esta declaração de Isabel dos Santos vem na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, na qual se questionava “onde param os 438 milhões de euros da Galp entregues à angolana Esperaza?”.
Em causa estão os dividendos a que a petrolífera teria direito enquanto detentora de 33,34% da Galp, através da Amorim Energia – empresa detida em 55% pela família Amorim e em 45% pela Experanza que, por sua vez, é detida em 40% por Isabel dos Santos e 60% pela Sonangol.
A empresária tinha negado a entrega de quaisquer verbas por parte da Galp. Agora, escreve que, ao contrário do que alega a atual administração, a petrolífera “recebeu os dividendos da Galp” e, para além disso, “pagou os impostos referentes aos mesmo dividendos às autoridades holandesas”.
Pelo contrário, fonte da presidência de Angola disse ao Expresso que, depois do que aconteceu no setor mineiro com a Sodiam, chegou a vez de a Sonangol envolver-se numa batalha para reaver os seus direitos”, numa referência aos dividendos que a Galp garante ter entregue à Esperaza, mas de cuja entrada não há registo, diz o Observador.
Mana Bela, nao adianta so tuitares a dizer que pagaste. Mostra os documentos. Faz um scan dos recibos, bordereaux, cartas de pedido de transferencia, whatever, e circula esses docs na net. Envia as copias desses docs para a Sonangol para eles rastrearem e confirmarem os depositos. NOS queremos VER os documentos.
Qual GALP ?
A mesma que controla o aumentos brutais dos combustíveis, e suga os portugueses com a conivência do regulador ?
O saque é tão obsceno que chega para distribuir dividendos à Sonangol.
A Isabelinha recebeu os dividendos… a Sonangol é que não!!
A esta hora já está misturado com o do BES…