O presidente do Governo espanhol anunciou hoje que o Governo vai aprovar a isenção do IRPF, equivalente ao IRS, para quem receba salários brutos de até 12 mil euros por ano.
Mariano Rajoy fez o anúncio durante o arranque do debate do Estado da Nação, marcado pela situação económica, em que confirmou que o Governo vai levar a cabo uma “ampla reforma laboral”, cujos contornos totais não divulgou.
O chefe do executivo anunciou, no entanto, outras medidas de estímulo à contratação e ao investimento e ainda de apoio às empresas. “Estamos em plena recuperação e o Governo está com os mais débeis.
Para isso é necessário potenciar os trabalhadores e, por isso, o Governo aprovará uma estratégia para o emprego este verão”, disse.
Entre as medidas anunciadas, Rajoy disse que a partir de hoje a contratação indefinida de novos trabalhadores terá uma taxa de contribuição fixa de 100 euros durante os primeiros 24 meses, desde que a contratação “represente criação líquida de emprego” na empresa.
Será ainda aprovado um pacote de leis para os métodos de financiamento “para fortalecer as empresas” e que dê “mais garantias às empresas nos seus créditos com as entidades bancárias”.
O debate que começou hoje é o 24.º do Estado da Nação do período da democracia e o segundo da atual legislatura. Depois do discurso de Mariano Rajoy seguem-se, durante a tarde de hoje, as intervenções dos porta-vozes dos grupos da oposição, de maior a menor, começando pelo líder socialista Alfredo Pérez Rubalcaba.
O debate prossegue na quarta-feira com os grupos que não tenham discursado hoje e, após as réplicas de Rajoy, serão votadas as propostas de resolução dos grupos parlamentares.
/Lusa