A poluição está a ter uma consequência inesperada. Segundo os cientistas, a poluição ajuda a arrefecer o clima, o que significa que os esforços para limpar o ar podem causar um aumento no aquecimento global, bem como outros efeitos climáticos extremos.
Descontaminar o ar poderia trazer consequências nefastas ao planeta Terra, causando o agravamento do aquecimento global, assim como efeitos climáticos extremos. Esta é a conclusão de uma investigação, publicada este mês na Geophysical Research Letters.
A poluição atmosférica ajuda a arrefecer o clima, evitando assim parte do aquecimento global. Alguns aerossóis, como os sulfatos, protegem a Terra da radiação solar.
Segundo a RT, eliminar a emissão humana de aerossóis – pequenas partículas poluentes do ar, muitas vezes lançadas por atividades industriais – poderia provocar um aumento do aquecimento global, que poderia variar entre os 0,5 e os 1,1 graus Celsius.
“Uma vez que estamos a tentar manter a meta de 1,5 ou 2 graus Celsius, delineada no acordo climático de Paris, este problema é algo que precisamos de ter em mente”, alertou Bjørn Samset, cientista climático do CICERO (Center of International Climate Research) da Noruega e principal autor do estudo.
A pesquisa também sugere que a eliminação de aerossóis pode ter consequências regionais impressionantes, causando grandes mudanças na precipitação e outros padrões climáticos em certas partes do mundo.
Os lugares onde a poluição do ar é maior são suscetíveis a efeitos climáticos mais fortes. Os cientistas dão o exemplo da Ásia Oriental, lugar no qual poderia haver um forte aumento da precipitação e fenómenos meteorológicos extremos.
Esta perspectiva até parece “Trumpiana”. Mas eu (que até tenho irrisória capacidade de raciocínio, como o presidente americano) pergunto: como estrava a Terra há 500 ou 1000 anos?
O grande culpado pelas alterações climáticas é o SOL (e não o homem) e uma área pela qual estamos a passar no Universo que se chama “Local Interstellar Cloud”, super quente e magnetizada que está a agitar tudo o que dentro dela estiver. TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR estão a sofrer alterações físicas, não é apenas a Terra. Alterações climáticas tanto em aquecimento, quanto em arrefecimento, inclusive em certas Luas de Saturno e Júpiter, que nunca tiveram campo magnético, de repente estão a desenvolver um e mesmo Vénus, Júpiter, Saturno têm desenvolvido um tórus de plasma em seu redor, coisa que nunca tinha sido detetada anteriormente. Isto tudo tem vindo a mudar desde 1975, mais dramaticamente desde 1995.
A NASA não admite, apenas deita informação solta cá para fora. Cabe-nos procurar e conetar nós mesmos os pontos que nos dão.
Vivemos num Universo Elétrico.
Eu posso lhe responder: Muitos académicos historiadores que analisam crónicas e relatos da idade média retiram a conclusão que há cerca de oitocentos anos atrás o clima era substancialmente mais quente, em média do que é agora. Qualquer coisa na ordem dos 3 a 4 graus.
De modo semelhante por exemplo, já se concluiu que a primeira década do séc XIX foi uma época particularmente chuvosa…
Conclusão. O nosso planeta é um sistema vivo dado a ciclos.
Ahhh!
Nem a propósito!
Por favor leia o artigo
https://zap.aeiou.pt/afinal-extincao-dos-neandertais-lenta-quase-agonia-188722
Em que lhe dá uma ideia de como estava a Terra 70.000 anos.
Obrigado pela sugestão. Já conhecia o artigo, mas não o considero elucidativo. É que teorias podem não passar delas mesmas. De resto, a questão lá exposta tende a denotar o contrário do que aqui “é defendido”.
Ou então eu é que sou de compreensão lenta.
Finalmente parece que Trump está a começar a conseguir manipular os medias para o lado dele.
Por acaso acham que ele comprou o lugar? Ele foi e.l.e.i.t.o. e como? Dando eco a crenças que já estavam estabelecidas junto de boa parte da população. Por isso foi eleito. E porque é que essas crenças existiam? Porque lá se fala de versões alternativas às repetidas, melhor, marteladas até `a exaustão pelos media.
Aqui, isso dá demasiado trabalho… O telejornal diz, por isso Sei! E nada mais (nem menos) há para se saber. Mesmo que nunca nos digam nada sobre o que se passa nos outros países da EU. Mas isso interessa para alguma coisa? Eles que se lixem mais as suas vidinhas. E viva a casa dos segredos, que é o que importa nesta vida.
Finalmente em que ficamos? Que marcas de álcool andam os cientistas a beber?
Afinal o trump e que tem razao