O Governo dos Estados Unidos iniciou às 00h00 locais o encerramento parcial dos seus serviços devido à falta de fundos para os financiar, depois de ter falhado a tentativa de compromisso para o Orçamento.
A paralisação parcial dos serviços públicos, também conhecida por “shutdown”, ocorre apesar das intensas negociações entre republicanos e democratas e da intervenção do presidente americano, e coincide com o primeiro aniversário de Donald Trump na Casa Branca.
A proposta de Orçamento apresentada pelos republicanos obteve mais votos a favor (50) que contra (48), mas foram insuficientes para aprovar as verbas que exigiam o apoio de 60 senadores.
Os democratas condicionaram o seu voto à exigência de que Trump e os republicanos concordassem em salvar o programa DACA, que protege da deportação os jovens indocumentados, cerca de 800 mil, conhecidos como “dreamers”.
A última vez que o Governo dos Estados Unidos teve de fechar por falta de fundos foi em outubro de 2013, com Barack Obama na Casa Branca, situação que durou 16 dias.
Então, Obama mandou para casa mais de 800 mil funcionários públicos – os considerados não essenciais -, encerrou museus e parques nacionais, e cancelou tratamentos experimentais em centros federais de investigação médica.
A Casa Branca já avisou que “não negociará” com os democratas o estatuto dos jovens indocumentados para obter novos fundos e chamou à oposição “perdedores”.
“Não negociaremos o estatuto dos imigrantes ilegais enquanto os democratas mantiverem os nossos cidadãos legais reféns das suas demandas irresponsáveis”, garantiu em comunicado.
ZAP // Lusa