Os juros das Obrigações do Tesouro português estão em queda, esta segunda-feira, depois de a agência Fitch ter retirado a dívida portuguesa do “lixo”.
Esta segunda-feira, as obrigações do tesouro (OT) voltaram a diminuir. Segundo o Público, este valor não se via desde março de 2015, com a taxa de juro implícita no mercado secundário a situar-se nos 1,779% pelas 10 horas desta segunda-feira.
Cerca de cinco horas depois, estavam já nos 1,775%, uma redução de cinco pontos base em relação ao fecho de sexta-feira passada.
Assim, Portugal mantém-se abaixo da Itália (1,794%), uma descida impulsionada pela decisão da Fitch. Na passada sexta-feira, a agência de rating tirou Portugal do nível de “lixo” e subiu a nota em dois níveis de uma vez só. Esta manhã, os níveis das OT a dez anos chegaram a estar em níveis ainda mais baixos.
Antes da Fitch, a Standard & Poor’s tinha já retirado Portugal da classificação de “lixo”. Havendo, agora, duas agências a colocar o país com grau de investimento, há condições para mais investidores comprarem a dívida nacional, fazendo com que os custos de financiamento diminuam.
A melhoria da sustentabilidade da dívida pública e a redução das vulnerabilidades externas foram os dois principais fatores chave para que a Fitch melhorasse o rating atribuído a Portugal.