Internado há cerca de um mês no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Salvador Sobral enfrenta agora a espera por um transplante cardíaco com a ajuda de um coração artificial.
O vencedor da eurovisão, Salvador Sobral, está numa luta pela vida. Depois de ter feito uma pausa na carreira para “entregar o corpo à ciência“, as notícias davam conta de que o músico estaria internado nos Cuidados Intensivos à espera de um coração.
Agora, segundo o Correio da Manhã, o músico estará ligado a um coração artificial, numa solução considerada temporária, até que se encontre um dador compatível.
O coração artificial trata-se de um aparelho colocado do lado de fora do organismo que tem a função de aspirar e injetar o sangue, assegurando a normal circulação sanguínea. Esta foi a solução encontrada pelos médicos enquanto não é descoberto um coração compatível. A prática não é muito recorrente em Portugal, mas é a mais viável, recorda o jornal.
Por não ser uma solução utilizada em Portugal, o aparelho terá vindo dos EUA e os custos rondam os 110 mil euros.
Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, explicou que “um coração artificial permite ao coração biológico recuperar e até ganhar força na maior parte dos casos”.
Segundo aquele responsável, “o paciente pode sobreviver muito tempo ligado a um coração artificial”, mas esta “é sempre encarada como uma solução temporária“.
Que Deus te ajude e te proteja pois és um jovem que tens muito para dar à vida. Será a tua Cruz mas vais ser forte
Fico feliz em saber que foi feito um grande esforça para ajudar e salvar o Sobral (que além der ser um bom músico, também parece ser boa pessoa).
Infelizmente, se não fosse famoso, acabaria por morrer, pois o equipamento foi adquirido para o ajudar já que não existia em Portugal (não creio que este foi o primeiro caso… nem será o último!)
Pobre pais que apenas esta disponível para algumas pessoas. As outros são descartáveis…
Mais um comentário triste de um pobre ignorante!…
Fique sabendo que um “pobre” trabalhador da construção civil aqui meu vizinho foi o sexto do mundo a ter um implante de coração xpto (do melhor que havia no mundo ainda há pouco tempo) e não teve que pagar nada (nem tinha dinheiro para tal, já que o custo passou o milhão de euros)!
Portanto se não conhece o seu país nem tem cultura suficiente para comentar remeta-se ao silencio da sua ignorância!!
Por exemplo:
“Portugal está à frente de países como a Alemanha e o Reino Unido no número de transplantes realizados anualmente. Há, atualmente, 40 doentes à espera de um coração no país. A taxa de sucesso desta operação é de cerca de 90%”
https://www.dn.pt/sociedade/interior/850-transplantes-de-coracao-em-30-anos-portugal-e-o-12o-da-europa-8827904.html
Força rapaz
Veja também o lado positivo. Graças a ele, quando ele não necessitar desse aparelho, alguém irá utilizá-lo.
Força Salvador!!!
Para evitar comentários desagradáveis e pouco correctos, cada utente deveria receber, no final de cada acto médico, o recibo, como acontece nas Clínicas. Assim todos estariam informados.