Salvador Sobral ligado a coração artificial

(dr) Cátia Castel-Branco

Salvador Sobral

Internado há cerca de um mês no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Salvador Sobral enfrenta agora a espera por um transplante cardíaco com a ajuda de um coração artificial.

O vencedor da eurovisão, Salvador Sobral, está numa luta pela vida. Depois de ter feito uma pausa na carreira para “entregar o corpo à ciência“, as notícias davam conta de que o músico estaria internado nos Cuidados Intensivos à espera de um coração.

Agora, segundo o Correio da Manhã, o músico estará ligado a um coração artificial, numa solução considerada temporária, até que se encontre um dador compatível.

O coração artificial trata-se de um aparelho colocado do lado de fora do organismo que tem a função de aspirar e injetar o sangue, assegurando a normal circulação sanguínea. Esta foi a solução encontrada pelos médicos enquanto não é descoberto um coração compatível. A prática não é muito recorrente em Portugal, mas é a mais viável, recorda o jornal.

Por não ser uma solução utilizada em Portugal, o aparelho terá vindo dos EUA e os custos rondam os 110 mil euros.

Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, explicou que “um coração artificial permite ao coração biológico recuperar e até ganhar força na maior parte dos casos”.

Segundo aquele responsável, “o paciente pode sobreviver muito tempo ligado a um coração artificial”, mas esta “é sempre encarada como uma solução temporária“.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Fico feliz em saber que foi feito um grande esforça para ajudar e salvar o Sobral (que além der ser um bom músico, também parece ser boa pessoa).
    Infelizmente, se não fosse famoso, acabaria por morrer, pois o equipamento foi adquirido para o ajudar já que não existia em Portugal (não creio que este foi o primeiro caso… nem será o último!)
    Pobre pais que apenas esta disponível para algumas pessoas. As outros são descartáveis…

    • Mais um comentário triste de um pobre ignorante!…
      Fique sabendo que um “pobre” trabalhador da construção civil aqui meu vizinho foi o sexto do mundo a ter um implante de coração xpto (do melhor que havia no mundo ainda há pouco tempo) e não teve que pagar nada (nem tinha dinheiro para tal, já que o custo passou o milhão de euros)!
      Portanto se não conhece o seu país nem tem cultura suficiente para comentar remeta-se ao silencio da sua ignorância!!
      Por exemplo:
      “Portugal está à frente de países como a Alemanha e o Reino Unido no número de transplantes realizados anualmente. Há, atualmente, 40 doentes à espera de um coração no país. A taxa de sucesso desta operação é de cerca de 90%”
      https://www.dn.pt/sociedade/interior/850-transplantes-de-coracao-em-30-anos-portugal-e-o-12o-da-europa-8827904.html

  2. Para evitar comentários desagradáveis e pouco correctos, cada utente deveria receber, no final de cada acto médico, o recibo, como acontece nas Clínicas. Assim todos estariam informados.

RESPONDER

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …