Salvador Sobral ligado a coração artificial

(dr) Cátia Castel-Branco

Salvador Sobral

Internado há cerca de um mês no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Salvador Sobral enfrenta agora a espera por um transplante cardíaco com a ajuda de um coração artificial.

O vencedor da eurovisão, Salvador Sobral, está numa luta pela vida. Depois de ter feito uma pausa na carreira para “entregar o corpo à ciência“, as notícias davam conta de que o músico estaria internado nos Cuidados Intensivos à espera de um coração.

Agora, segundo o Correio da Manhã, o músico estará ligado a um coração artificial, numa solução considerada temporária, até que se encontre um dador compatível.

O coração artificial trata-se de um aparelho colocado do lado de fora do organismo que tem a função de aspirar e injetar o sangue, assegurando a normal circulação sanguínea. Esta foi a solução encontrada pelos médicos enquanto não é descoberto um coração compatível. A prática não é muito recorrente em Portugal, mas é a mais viável, recorda o jornal.

Por não ser uma solução utilizada em Portugal, o aparelho terá vindo dos EUA e os custos rondam os 110 mil euros.

Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, explicou que “um coração artificial permite ao coração biológico recuperar e até ganhar força na maior parte dos casos”.

Segundo aquele responsável, “o paciente pode sobreviver muito tempo ligado a um coração artificial”, mas esta “é sempre encarada como uma solução temporária“.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Fico feliz em saber que foi feito um grande esforça para ajudar e salvar o Sobral (que além der ser um bom músico, também parece ser boa pessoa).
    Infelizmente, se não fosse famoso, acabaria por morrer, pois o equipamento foi adquirido para o ajudar já que não existia em Portugal (não creio que este foi o primeiro caso… nem será o último!)
    Pobre pais que apenas esta disponível para algumas pessoas. As outros são descartáveis…

    • Mais um comentário triste de um pobre ignorante!…
      Fique sabendo que um “pobre” trabalhador da construção civil aqui meu vizinho foi o sexto do mundo a ter um implante de coração xpto (do melhor que havia no mundo ainda há pouco tempo) e não teve que pagar nada (nem tinha dinheiro para tal, já que o custo passou o milhão de euros)!
      Portanto se não conhece o seu país nem tem cultura suficiente para comentar remeta-se ao silencio da sua ignorância!!
      Por exemplo:
      “Portugal está à frente de países como a Alemanha e o Reino Unido no número de transplantes realizados anualmente. Há, atualmente, 40 doentes à espera de um coração no país. A taxa de sucesso desta operação é de cerca de 90%”
      https://www.dn.pt/sociedade/interior/850-transplantes-de-coracao-em-30-anos-portugal-e-o-12o-da-europa-8827904.html

  2. Para evitar comentários desagradáveis e pouco correctos, cada utente deveria receber, no final de cada acto médico, o recibo, como acontece nas Clínicas. Assim todos estariam informados.

RESPONDER

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …