O Hospital do Cancro Mãe de Deus, de Porto Alegre, no Brasil, vai começar a utilizar um sistema de inteligência artificial da IBM para o tratamento de pacientes com cancro.
A solução usada vai ser o Watson for Oncology, plataforma de computação cognitiva em nuvem que auxiliará os médicos na identificação de tratamentos individualizados com base no perfil de cada paciente.
O sistema será responsável por disponibilizar aos médicos todas as informações clínicas dos pacientes diagnosticados, incluindo o seu histórico e resultados de exames.
Dessa forma, o Watson for Oncology dará informações sobre a importância de cada procedimento e indicará as opções de tratamento, medicamentos e efeitos colaterais com base em evidências científicas mundiais. A expectativa é de que a plataforma optimize a interacção entre o médico e o paciente.
Inicialmente treinado pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK), um dos centros de estudos sobre cancro mais importantes do mundo, o sistema de inteligência artificial usa dados clínicos atualizados mensalmente e classificados por relevância por oncologistas de diversos países.
Segundo a IBM, a solução conta actualmente com mais de 15 milhões de dados científicos.
“A intenção é que o Watson for Oncology democratize o acesso ao crescente conhecimento sobre cancro disponível actualmente”, explicou o director de vendas da IBM Watson Health no Brasil, Eduardo Cipriani.
“Para nós, é uma honra trabalhar com organizações de saúde como o Hospital do Cancro Mãe de Deus, para dar poder aos oncologistas e tornar a medicina mais participativa”, completou.
Um dos pontos interessantes sobre a plataforma cognitiva é que ela pode ser alimentada continuamente com novas evidências científicas, permitindo que o médico se mantenha atualizado sobre trabalhos desenvolvidos ao redor do mundo.
Diante disso, a inteligência artificial, aplicada pela primeira vez em um hospital brasileiro, poderá abrir caminhos e oferecer novas soluções aos pacientes.
“Um dos propósitos do Hospital do Cancro Mãe de Deus é oferecer para os seus pacientes toda a gama possível de alternativas de tratamento”, afirmou o diretor do Hospital do Cancro Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios.
“O Watson for Oncology integra-se ao trabalho dos nossos oncologistas, possibilitando um maior acesso a informação curada e qualificando as decisões dos médicos”, concluiu.
// Canaltech