Inteligência artificial vai ser usada para tratar pacientes com cancro

(dr) Watson for Oncology / IBM

-

O Hospital do Cancro Mãe de Deus, de Porto Alegre, no Brasil, vai começar a utilizar um sistema de inteligência artificial da IBM para o tratamento de pacientes com cancro.

A solução usada vai ser o Watson for Oncology, plataforma de computação cognitiva em nuvem que auxiliará os médicos na identificação de tratamentos individualizados com base no perfil de cada paciente.

O sistema será responsável por disponibilizar aos médicos todas as informações clínicas dos pacientes diagnosticados, incluindo o seu histórico e resultados de exames.

Dessa forma, o Watson for Oncology dará informações sobre a importância de cada procedimento e indicará as opções de tratamento, medicamentos e efeitos colaterais com base em evidências científicas mundiais. A expectativa é de que a plataforma optimize a interacção entre o médico e o paciente.

Inicialmente treinado pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK), um dos centros de estudos sobre cancro mais importantes do mundo, o sistema de inteligência artificial usa dados clínicos atualizados mensalmente e classificados por relevância por oncologistas de diversos países.

Segundo a IBM, a solução conta actualmente com mais de 15 milhões de dados científicos.

“A intenção é que o Watson for Oncology democratize o acesso ao crescente conhecimento sobre cancro disponível actualmente”, explicou o director de vendas da IBM Watson Health no Brasil, Eduardo Cipriani.

“Para nós, é uma honra trabalhar com organizações de saúde como o Hospital do Cancro Mãe de Deus, para dar poder aos oncologistas e tornar a medicina mais participativa”, completou.

Um dos pontos interessantes sobre a plataforma cognitiva é que ela pode ser alimentada continuamente com novas evidências científicas, permitindo que o médico se mantenha atualizado sobre trabalhos desenvolvidos ao redor do mundo.

Diante disso, a inteligência artificial, aplicada pela primeira vez em um hospital brasileiro, poderá abrir caminhos e oferecer novas soluções aos pacientes.

“Um dos propósitos do Hospital do Cancro Mãe de Deus é oferecer para os seus pacientes toda a gama possível de alternativas de tratamento”, afirmou o diretor do Hospital do Cancro Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios.

“O Watson for Oncology integra-se ao trabalho dos nossos oncologistas, possibilitando um maior acesso a informação curada e qualificando as decisões dos médicos”, concluiu.

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …