A Apple já era a empresa mais valiosa do mundo e, agora, conseguiu solidificar ainda mais o primeiro lugar no ranking. Esta segunda-feira, cada ação da Apple ficou na casa dos 154 dólares, acima do recorde máximo de 153 dólares.
Ao todo, a empresa multinacional norte-americana ficou a valer cerca de 800 mil milhões de dólares (732 mil milhões de euros), um valor que nunca foi alcançado por nenhuma empresa. Isto significa que a Apple vale quase quatro vezes mais do que o Produto Interno Bruto português.
A lugar de empresa mais valiosa do Mundo já era da Apple desde fevereiro de 2015, quando chegou a um valor de 774,7 mil milhões de dólares. O valor desta semana une-se ainda a uma série de recordes que têm sido batidos pela empresa desde o ano passado, como resultado do bom desempenho de produtos e da antecipação à chegada de novas versões do iPhone, principalmente.
O recorde desta segunda-feira deverá estar relacionado com dois fatores: o primeiro será o anúncio, durante a revelação de resultados financeiros para o primeiro trimestre deste ano, de que a empresa está a intensificar a recompra de ações, algo que agradou aos investidores.
Depois, vieram as declarações de Warren Buffett, que destacou que a Apple é um investimento bastante atraente, com produtos que geram fidelidade nos utilizadores e uma ótima gestão de Tim Cook.
O investidor, que quadruplicou o seu investimento na empresa em 2016, tem uma participação de 18 mil milhões de dólares na Apple e garante que vê a gigante tecnológica como uma bela possibilidade de lucro.
As expectativas dos analistas apontam para que, ao longo deste ano, a Apple consiga alcançar uma capitalização bolsista de um bilião de dólares, principalmente, pela expectativa de um novo iPhone, redesenhado e com novas características.
ZAP // Canaltech
Mais um titulo de “alta qualidade”!!!
Então, em que ficamos?
A Apple vale mais do que Portugal ou do que o PIB de Portugal?!
Acredito que quem escreve estas “noticias” nem sabe a diferença, mas, a ignorância não pode ser desculpa para tudo!…
Já estou a imaginar um titulo do CM lá da Irlanda (onde a Apple tem sede europeia): ” Apple vale 3 vezes mais do que o Irlanda”!!
Lindo!…
Caro Eu,
O valor em bolsa da Apple, tal como clarificamos no 2º parágrafo, é 4 vezes superior ao PIB de Portugal. No título simplificamos a referência para “vale 4 vezes que Portugal” – coisa que qualquer órgão de informação faz, e que é percebida imediatamente por qualquer leitor informado e inteligente – como os que julgamos ter o privilégio de acolher no ZAP. Como sabemos que é esse o seu caso, atribuímos este seu comentário à sua habitual veia crítica, por vezes despropositada, mas que quase sempre enriquece este espaço. Obrigado.
Esses leitores informados e inteligentes (e esses órgãos de “informação”) devem ser muito pouco exigentes para acharem normal que um titulo e um subtítulo se refiram coisas bem diferentes!
Se o titulo fosse mais assertivo, não seria necessário haver clarificações no 2º paragrafo!…
Lamento mas nunca me vou habitar a títulos manhosos cujo objectivo, na maior parte dos casos, não é simplificar mas sim chocar!!!
Caro Eu!
Começa a ser cansativo ler a sua recorrente acusação de que os nossos títulos são “manhosos” quando pretendem apenas ser mais simples ou mais curtos. Essa sua técnica é que é literalmente manhosa.
O segundo parágrafo não é uma clarificação, é uma especificação. É a mesma coisa que dizer no título “Praia irlandesa desaparecida há 30 anos reapareceu misteriosamente” e no lead dizer “…há mais de 30 anos” ou “…há 33 anos”. É a mesma coisa que dizer “Governo tem de pagar 23,5 mil milhões em dívida de Sócrates até 2019” e no lead dizer “..23.5 milhões de euros”.
Onde é que está a manha ou ou a segunda intenção em simplificar “… vale mais que o PIB de Portugal” para “vale mais que Portugal”? “Chocar”?? Em que é que “choca”? Alguém por acaso (sem ser o Eu!) deixou de perceber imediatamente que era o PIB?
Quando se fazem comparações habituais entre os valores relativos de instituições, entidades, empresas, ou qualquer tipo de valor habitualmente mensurado e comparado, a unidade mensurada é frequentemente (e com naturalidade) omitida.
Quando há dias escrevemos “A dream team inglesa do futuro de 2007 hoje não vale mais que o Vitória” alguém deixou de perceber que “vale mais do que o Vitória” se referia ao valor do plantel, e não ao valor dos activos do Vitória, estádio incluído?
A nossa equipa está a desviar demasiado do seu escasso tempo, tão necessário para fazer títulos e noticias que não sejam “chocantes”, a responder adequadamente aos seus comentários. Sabemos que é o preço que pagamos por ter este espaço aberto à crítica dos utilizadores em vez de um mero “envie a sua sugestão ou correcção” que outros órgãos optaram por ter. Prezamos a crítica, que tanto nos enriquece. Mas dispensamos a crítica gratuita, e no momento em que a crítica seja ostensivamente gratuita, ostensivamente despropositada, deixa de ter sentido lidar com ela – ou sequer publicá-la.
Peço desculpa e não quero incomodar, mas é apenas a minha opinião!!
A minha forma de estar e o rigor nunca permitiriam que eu escrevesse um titulo como este!
Faz-me lembrar o CM ou os seus “primos” The Sun (ou o “saudoso” News of the World), com os seus títulos sensacionalistas, cujo objectivo é claramente chocar… informar é secundário!…
Uma coisa é Portugal, outra é o PIB de Portugal, e, não era sim tão difícil escrever isso no titulo!
Mas, “your house, your rules”!!
Se a apple já vale 801 bilhões (ao valor de hoje), só poderá vir a valer 1.000 mil milhões (ou seja o que os americanos chamam trillion)!
Caro Joao Araujo,
1.000 mil milhões é 1 bilião (em Portugal), e 1 trillion nos EUA (1 trilhão no Brasil)
Basta ler o que escrevem para se perceber que o rumo do país leva é a uma lixeira pantanosa e miserável!
800.000 milhões = 800 bilhões
Simples assim.
Simples?! Não, ERRADO e sem grande lógica!!
800.000 milhões são 800 mil milhões (800.000.000.000)
800 biliões são 800.000.000.000.000
Caro Eu!,
O KOALA não escreveu 800 biliões, escreveu 800 bilhões – correcto, portanto.
Admito que li mal e pensei que o KOALA tinha escrito biliões.
De qualquer modo, nunca ouvi/vi ninguém a usar essa palavra (bilhões) e certamente que não terá grande uso.
Até aparece como erro no meu corrector ortográfico!
O mais correcto é mesmo mil milhões, pois é natural que depois das
dezenas de milhão venham as centenas de milhão e, depois destas, os milhares de milhão!
Nada mais simples, lógico e natural!
“Bilhões” é apenas o termo usado no Brasil.
Ok, por isso eu não conhecia!
Mas então, os bilhões não tem interesse para o caso e só vem complicar!
Aqui no Brasil temos:
1.000 mil plural: não tem. Exemplo: 17 mil
1.000.000 milhão plural: milhões
1.000.000.000 bilhão plural: bilhões. Exemplo: 800 bilhões
1.000.000.000.000 trilhão plural: trilhões
1.000.000.000.000.000 quatrilhão plural: quatrilhões, etc
Então: 800.000 milhões = 800 bilhões (Simplifica a escrita)