Bob Dylan ainda não reclamou os 824 mil euros do Nobel (e ninguém sabe se o vai fazer)

O cantor norte-americano Bob Dylan tem até 10 de Junho para reclamar o valor monetário do Prémio Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído pela Academia Sueca, em 2016, e a cuja cerimónia de entrega decidiu faltar.

“Não tivemos nenhuma conversa telefónica com Bob Dylan nos últimos meses. Dylan está ciente que até 10 de junho deve ser realizada a ‘palestra Nobel’, de modo a obter o pagamento”, escreve a secretária perpétua da Academia Sueca, Sara Danius, no seu blogue oficial.

O Prémio Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan consiste numa medalha de ouro, num diploma e num cheque de oito milhões de coroas suecas, cerca de 824 mil euros.

A tradição exige que o laureado ofereça um discurso aos seus benfeitores, chamado ‘palestra Nobel’. Não importa em que formato, pode até ser um vídeo ou uma canção. Mas o que é certo é que a ‘palestra’ tem que decorrer no espaço de seis meses, a contar do dia em que decorreu a cerimónia de entrega do prémio, 10 de dezembro.

A publicação de Sara Danius foi escrita numa altura em que se especula novamente sobre se o cantor irá ou não reclamar o prémio, já que irá deslocar-se à Suécia em abril para três concertos.

Bob Dylan tem dois concertos marcados em Estocolmo, já neste fim de semana, e um outro em Lund, no dia 9 de abril.

No entanto, Sara Danius recorda que os espetáculos já estavam marcados antes de Dylan ser anunciado como Nobel da Literatura.

Aos 75 anos, Bob Dylan foi distinguido com o Nobel da Literatura “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Na altura, em outubro do ano passado, o músico e poeta avisou a Academia Sueca de que não estaria presente na cerimónia de entrega do galardão, a 10 de dezembro, em Estocolmo, por ter outros compromissos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.