Catorze pessoas despiram-se e acorrentaram-se esta sexta-feira umas às outras em frente ao portão do antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, depois de terem degolado um carneiro.
A informação foi avançada pelos responsáveis do museu que existe nas instalações do campo, que chamou a polícia local para lidar com o caso.
O grupo integrava homens e mulheres com idades entre os 20 e os 27 anos, cujas identidades e motivações se desconhecem por ora, que se acorrentaram em frente ao portão com a célebre inscrição “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta).
De acordo com a televisão local, o grupo filmou o ato recorrendo a um drone.
Todos os 14 elementos foram detidos, indicou à agência francesa France-Presse a porta-voz da polícia local, Malgorzata Jurecka.
“Estas pessoas serão agora transferidas para uma esquadra próxima, onde serão interrogadas. Um grupo considerável de polícias foi mobilizado”, acrescentou.
“Um incidente deste tipo é totalmente inédito em Auschwitz, nem consigo comentar”, disse à France-Presse o diretor do Museu, Piotr Cywinski. O mesmo responsável disse que nada sabe sobre as motivações do grupo.
Entre 1940 e o início de 1945, a Alemanha nazi exterminou no complexo Auschwitz-Birkenau (Auschwitz era o campo de trabalhos forçados e Birkenau o campo de extermínio) cerca de 1,1 milhões de pessoas, sendo que um milhão eram judeus de vários países europeus.
O campo – no qual também morreram 80 mil polacos não judeus, 25 mil ciganos e 20 mil soldados soviéticos – foi libertado em janeiro de 1945 pelo Exército Vermelho (russos).
O início da invasão aliada da Alemanha, no final da II Guerra Mundial, aconteceu entre os dias 22 e 24 de março de 1945, com a travessia do rio Reno por forças norte-americanas e britânicas.
ZAP // Lusa
Pessoas que se dispam (ficarem nus) para se manifestarem , seja por que motivo for) deviam ser castigadas com umas boas chibatadas nos seus rabos nus…Está falta decoro desta canalhada , chamada juventude, deve acabar por ofender os bons costumes. Já agora não é mau pensar nisto!…
Pior é o animal que nada tinha que ver com isso, ainda por cima para se manifestarem contra o que? Contra algo que já ocorreu no passado?
Não Passa de um Ritual Satanista.