Manifestantes nus sacrificam carneiro e acorrentam-se em frente ao campo de Auschwitz

Catorze pessoas despiram-se e acorrentaram-se esta sexta-feira umas às outras em frente ao portão do antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, depois de terem degolado um carneiro.

A informação foi avançada pelos responsáveis do museu que existe nas instalações do campo, que chamou a polícia local para lidar com o caso.

O grupo integrava homens e mulheres com idades entre os 20 e os 27 anos, cujas identidades e motivações se desconhecem por ora, que se acorrentaram em frente ao portão com a célebre inscrição “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta).

De acordo com a televisão local, o grupo filmou o ato recorrendo a um drone.

Todos os 14 elementos foram detidos, indicou à agência francesa France-Presse a porta-voz da polícia local, Malgorzata Jurecka.

“Estas pessoas serão agora transferidas para uma esquadra próxima, onde serão interrogadas. Um grupo considerável de polícias foi mobilizado”, acrescentou.

“Um incidente deste tipo é totalmente inédito em Auschwitz, nem consigo comentar”, disse à France-Presse o diretor do Museu, Piotr Cywinski. O mesmo responsável disse que nada sabe sobre as motivações do grupo.

Entre 1940 e o início de 1945, a Alemanha nazi exterminou no complexo Auschwitz-Birkenau (Auschwitz era o campo de trabalhos forçados e Birkenau o campo de extermínio) cerca de 1,1 milhões de pessoas, sendo que um milhão eram judeus de vários países europeus.

O campo – no qual também morreram 80 mil polacos não judeus, 25 mil ciganos e 20 mil soldados soviéticos – foi libertado em janeiro de 1945 pelo Exército Vermelho (russos).

O início da invasão aliada da Alemanha, no final da II Guerra Mundial, aconteceu entre os dias 22 e 24 de março de 1945, com a travessia do rio Reno por forças norte-americanas e britânicas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pessoas que se dispam (ficarem nus) para se manifestarem , seja por que motivo for) deviam ser castigadas com umas boas chibatadas nos seus rabos nus…Está falta decoro desta canalhada , chamada juventude, deve acabar por ofender os bons costumes. Já agora não é mau pensar nisto!…

  2. Pior é o animal que nada tinha que ver com isso, ainda por cima para se manifestarem contra o que? Contra algo que já ocorreu no passado?

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …