Manifestantes nus sacrificam carneiro e acorrentam-se em frente ao campo de Auschwitz

Catorze pessoas despiram-se e acorrentaram-se esta sexta-feira umas às outras em frente ao portão do antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, depois de terem degolado um carneiro.

A informação foi avançada pelos responsáveis do museu que existe nas instalações do campo, que chamou a polícia local para lidar com o caso.

O grupo integrava homens e mulheres com idades entre os 20 e os 27 anos, cujas identidades e motivações se desconhecem por ora, que se acorrentaram em frente ao portão com a célebre inscrição “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta).

De acordo com a televisão local, o grupo filmou o ato recorrendo a um drone.

Todos os 14 elementos foram detidos, indicou à agência francesa France-Presse a porta-voz da polícia local, Malgorzata Jurecka.

“Estas pessoas serão agora transferidas para uma esquadra próxima, onde serão interrogadas. Um grupo considerável de polícias foi mobilizado”, acrescentou.

“Um incidente deste tipo é totalmente inédito em Auschwitz, nem consigo comentar”, disse à France-Presse o diretor do Museu, Piotr Cywinski. O mesmo responsável disse que nada sabe sobre as motivações do grupo.

Entre 1940 e o início de 1945, a Alemanha nazi exterminou no complexo Auschwitz-Birkenau (Auschwitz era o campo de trabalhos forçados e Birkenau o campo de extermínio) cerca de 1,1 milhões de pessoas, sendo que um milhão eram judeus de vários países europeus.

O campo – no qual também morreram 80 mil polacos não judeus, 25 mil ciganos e 20 mil soldados soviéticos – foi libertado em janeiro de 1945 pelo Exército Vermelho (russos).

O início da invasão aliada da Alemanha, no final da II Guerra Mundial, aconteceu entre os dias 22 e 24 de março de 1945, com a travessia do rio Reno por forças norte-americanas e britânicas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pessoas que se dispam (ficarem nus) para se manifestarem , seja por que motivo for) deviam ser castigadas com umas boas chibatadas nos seus rabos nus…Está falta decoro desta canalhada , chamada juventude, deve acabar por ofender os bons costumes. Já agora não é mau pensar nisto!…

  2. Pior é o animal que nada tinha que ver com isso, ainda por cima para se manifestarem contra o que? Contra algo que já ocorreu no passado?

RESPONDER

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …