Manifestantes nus sacrificam carneiro e acorrentam-se em frente ao campo de Auschwitz

Catorze pessoas despiram-se e acorrentaram-se esta sexta-feira umas às outras em frente ao portão do antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, depois de terem degolado um carneiro.

A informação foi avançada pelos responsáveis do museu que existe nas instalações do campo, que chamou a polícia local para lidar com o caso.

O grupo integrava homens e mulheres com idades entre os 20 e os 27 anos, cujas identidades e motivações se desconhecem por ora, que se acorrentaram em frente ao portão com a célebre inscrição “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta).

De acordo com a televisão local, o grupo filmou o ato recorrendo a um drone.

Todos os 14 elementos foram detidos, indicou à agência francesa France-Presse a porta-voz da polícia local, Malgorzata Jurecka.

“Estas pessoas serão agora transferidas para uma esquadra próxima, onde serão interrogadas. Um grupo considerável de polícias foi mobilizado”, acrescentou.

“Um incidente deste tipo é totalmente inédito em Auschwitz, nem consigo comentar”, disse à France-Presse o diretor do Museu, Piotr Cywinski. O mesmo responsável disse que nada sabe sobre as motivações do grupo.

Entre 1940 e o início de 1945, a Alemanha nazi exterminou no complexo Auschwitz-Birkenau (Auschwitz era o campo de trabalhos forçados e Birkenau o campo de extermínio) cerca de 1,1 milhões de pessoas, sendo que um milhão eram judeus de vários países europeus.

O campo – no qual também morreram 80 mil polacos não judeus, 25 mil ciganos e 20 mil soldados soviéticos – foi libertado em janeiro de 1945 pelo Exército Vermelho (russos).

O início da invasão aliada da Alemanha, no final da II Guerra Mundial, aconteceu entre os dias 22 e 24 de março de 1945, com a travessia do rio Reno por forças norte-americanas e britânicas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pessoas que se dispam (ficarem nus) para se manifestarem , seja por que motivo for) deviam ser castigadas com umas boas chibatadas nos seus rabos nus…Está falta decoro desta canalhada , chamada juventude, deve acabar por ofender os bons costumes. Já agora não é mau pensar nisto!…

  2. Pior é o animal que nada tinha que ver com isso, ainda por cima para se manifestarem contra o que? Contra algo que já ocorreu no passado?

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …