/

Pessoas com filhos vivem mais tempo (especialmente os homens solteiros)

2

-

Ter filhos provoca muitas noites mal dormidas, birras infindáveis e preocupações que não mais acabam, mas afinal, também pode ajudar a viver mais tempo, sobretudo em idades avançadas e, especialmente, no caso dos homens solteiros.

A conclusão é de um estudo de grande escala feito na Suécia pelo Instituto Karolinska e que apurou que quem tem filhos tem uma esperança média de vida maior do que quem não os tem.

Um dado que é mais significativo para os homens do que para as mulheres e, em particular, para os homens não casados, conforme se aponta no artigo científico publicado no Jornal de Epidemiologia e de Saúde Comunitária.

Os investigadores desta pesquisa recorreram a dados de registos nacionais da Suécia para avaliar a esperança média de vida de quase 1,5 milhões de pessoas, nascidas entre 1911 e 1925.

E se o risco de morte aumenta inevitavelmente com a idade, é certo também que ter filhos aumenta a esperança média de vida nas pessoas mais velhas, concluíram os investigadores.

“Homens e mulheres com, pelo menos, um filho experimentaram menores riscos de morte do que homens e mulheres sem filhos”, aponta-se no estudo que denota que, “aos 60 anos de idade, a diferença na esperança média de vida foi de 2 anos para os homens e de 1,5 para as mulheres”.

Os investigadores também concluíram que esta associação entre ter filhos e longevidade “aumenta com a idade dos pais” e é mais forte para os homens do que para as mulheres e, em particular, para os homens não-casados.

Estes dados indiciam que “o apoio de filhos adultos a parentes em envelhecimento pode ser importante para a saúde parental e para a longevidade”, atesta-se no estudo.

Outra investigação recente já tinha concluído que os avós que cuidam dos netos vivem, em média, mais tempo do que os avós que não cuidam deles, evidenciando a importância dos laços sociais no processo de envelhecimento.

SV, ZAP //

2 Comments

  1. Mais um estudo sociológico cuja tentativa é de suplantar os dados biológicos… homens não vivem mais só porque estão a fazer de babby-sitter….

  2. Tem alguma lógica, pois se um gajo estiver sozinho em casa e tiver um enfarte ou um AVC sem que ninguém o acuda, tem maior probabilidade de morrer do que se tiver filhos que dêem por isso imediatamente ou daí a pouco tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.