A Polónia, que perdeu uma campanha diplomática para derrubar Donald Tusk da presidência do Conselho Europeu, acusa agora a União Europeia (UE) de “fazer batota” e anunciou uma política “negativa” em relação a Bruxelas.
“Parece que a política da UE tem padrões duplos e faz batota”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Witold Waszczykowski, ao semanário Super Express.
Waszczykowski referia-se à última cimeira de líderes da UE, em Bruxelas, onde a Polónia apresentou o seu voto contra a reeleição de Donald Tusk, que teve 27 votos favoráveis contra apenas 1 voto contra – dos polacos.
O governo polaco, de extrema-direita e eurocético, fez uma campanha dura contra o centrista Donald Tusk, de 59 anos, que foi primeiro-ministro da Polónia de 2007 a 2014, e esteve no topo da UE desde essa altura.
No entanto, 27 líderes europeus votaram a favor de um novo mandato de dois anos e meio, e apenas a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, votou contra, apresentado como candidato alternativo o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski.
“Vamos adaptar as políticas e comportamento relacionados com a UE, e teremos de baixar o nosso nível de confiança. Vamos passar a seguir uma política negativa“, que poderá passar por “bloquear” iniciativas europeias, disse Waszczykowski na entrevista ao jornal.
A Hungria, que inicialmente se tinha aliado à Polónia a favor de um candidato alternativo a Tusk, acabou por votar com a maioria.
// Lusa
a corja marxista maçonica, espuma pelos cantos da boca quando se fala ou se escreve sobre a polonia.
e os pasquins mais ou menos controlados pelo poder dos sindicatos e dos multimilionarios, tentam aterrorizar o cidadao comum apelidando de extrema direita ao partido que teve a maioria absoluta nas eleiçoes.
o grande desdem com que tratam a polonia que tem um crescimento mais do dobro do que os paizezecos considerados ricos na europa e acima de tudo porque nao tem sequer um deputado de esquerda marxista no parlamento…..nao porque os partidos de marx tenha sido impedidos de concorrer ou de fazer propaganda politica…mas simplesmente porque na polonia ja viveram anos demais debaixo da ditadura da esqerda comunista e socialista
abençoada polonia que deixa os parasitas europeus e nacionais, quais caes raivosos.