O Presidente dos Estados Unidos assinou esta segunda-feira uma nova versão do controverso decreto sobre imigração que foi bloqueado pela justiça americana e decidiu retirar o Iraque da lista de países visados.
Na nova versão do decreto, que visa impedir a entrada de cidadãos de certos países nos Estados Unidos, são agora referenciados apenas seis países de maioria muçulmana – Irão, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen – o que significa que o Iraque saiu da lista negra.
As pessoas com autorização de residência, que detém os conhecidos ‘green card’, e os titulares de vistos estão explicitamente protegidos e podem continuar a viajar para os Estados Unidos, assegurou a administração norte-americana.
Trump mantém o congelamento da entrada por 120 dias para os refugiados, à exceção dos que já tenham, à data, autorização de entrada no país.
O novo decreto entra em vigor a 16 de março, por 90 dias, segundo os documentos publicados esta segunda-feira pelo Departamento de Segurança Interna norte-americano.
// Lusa