A polícia turca prendeu um francês de origem turca suspeito de planear o atentado do Estado Islâmico, na véspera do Ano Novo, em Istambul, no qual morreram 39 pessoas, divulgou esta terça-feira o jornal turco Hürriyet.
O suspeito, identificado com as iniciais A.S., foi detido há dois dias e hoje foi colocado em prisão preventiva por um tribunal de Burdur, uma cidade no sul da Turquia, de acordo com um comunicado da procuradoria desta província, citado pelo Hurriyet.
O preso – que reside em França desde 2009 e é oriundo de Antalya, província vizinha de Burdur – é suspeito de ter planeado o ataque contra o Clube Rainha, em Istambul, na véspera de Ano Novo, quando o membro do Estado Islâmico Abdulkadir Masharipov matou 39 pessoas com uma arma automática.
Durante a prisão, a polícia também encontrou o contrato de arrendamento da casa em que Masharipov se refugiou em Istambul, segundo o jornal turco.
O terrorista, que foi preso no dia 17 de janeiro, disse que agiu sozinho e esteve apenas em coordenação com um alto membro do EI por telefone, tendo escolhido o local do ataque de 31 de dezembro depois de descobrir que o seu primeiro alvo, a praça Taksim, estava muito vigiado.
Esta versão contradiz os dados da investigação policial, que determinou que o assassino parecia conhecer muito bem o clube Rainha, incluindo as entradas e saídas dos funcionários da casa noturna.
// Lusa
Atentado em Istambul
-
14 Fevereiro, 2017 Turquia prende suspeito de planear ataque no Ano Novo em Istambul
-
18 Janeiro, 2017 Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim
-
5 Janeiro, 2017 Autor do massacre em Istambul pode ter atuado com cúmplices
-
4 Janeiro, 2017 Identificado autor do ataque em discoteca de Istambul