Neil Gorsuch, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal, afirmou que os recentes ataques do Presidente à Justiça norte-americana são “desanimadores” e “desmoralizadores”.
As declarações de Neil Gorsuch aconteceram esta quarta-feira, na sequência de um encontro com o senador democrata Richard Blumenthal, que as transmitiu à imprensa, escreve o The Guardian.
“Disse muito especificamente que [as declarações de Donald Trump] foram muito desmoralizadoras e desanimadoras e caracterizou-as muito especificamente dessa forma”, afirmou o senador do Connecticut.
Entretanto, um porta-voz do juiz, recentemente nomeado pelo Presidente para o Supremo Tribunal dos EUA, confirmou essas declarações.
No Twitter, o presidente dos Estados Unidos já reagiu à polémica, chamando o democrata de mentiroso. “O senador Richard Blumenthal, que nunca combateu no Vietname, apesar de ter dito durante anos que o fez (grande mentira), agora deturpa o que o juiz Gorsuch lhe disse?”.
Em causa estão as afirmações de Trump relativamente à suspensão da sua ordem executiva anti-imigração feita pelo juiz James Robart na semana passada.
O Presidente americano reagiu no Twitter, afirmando que “a opinião deste assim chamado juiz, que basicamente priva o nosso país da sua polícia, é ridícula e será anulado“.
Aos 49 anos, Gorsuch, que fazia parte de uma lista de 21 possíveis escolhas, é o juiz mais novo a ser nomeado para o Supremo Tribunal dos EUA. É conhecido por ser ultra conservador e defensor das ideias religiosas sendo, por exemplo, contra o aborto e contra a eutanásia.
No momento em que foi anunciada a sua nomeação, vários manifestantes reuniram-se em frente ao edifício do Supremo Tribunal para protestar esta decisão.
ZAP // EFE