O Exército Livre da Síria está a aproveitar o sucesso do Pokémon Go para recordar à comunidade internacional que há muitas crianças encurraladas pela guerra na Síria.
Segundo os dados recentes das Nações Unidas, a Guerra Civil na Síria dura há mais de cinco anos e já provocou a morte de cerca de 250 mil pessoas.
Muitas dessas vítimas são crianças e jovens, por isso, o Exército Livre da Síria lançou uma campanha inspirada no maior sucesso dos últimos tempos para chamar a atenção da comunidade internacional.
O grupo opositor do regime de Bashar al-Assad está a partilhar imagens de muitas dessas crianças sírias a segurar cartazes, nos quais são visíveis várias criaturas do Pokemón Go.
Entre Pikachus e outras criaturas do jogo da Nintendo, a legenda dos cartazes é praticamente a mesma: “Sou da Síria. Salva-me”.
Uma mensagem que pretende, através da febre em torno do jogo para telemóvel, alertar para o flagelo do crescente número de crianças órfãs e a viver sob condições desumanas.
Em declarações ao The Independent, um dos responsáveis pela campanha diz que esta foi a forma encontrada de usar “a cobertura mediática do jogo” para recordar o “sofrimento do povo sírio por causa dos bombardeamentos comandados pelo presidente”.
O mesmo porta-voz alerta para o facto de “as crianças sírias estarem a pagar o preço pela não atuação internacional para conter a máquina assassina de Assad“.
A campanha começou a ser difundida na conta do Twitter da RSF, o meio de comunicação ligado ao grupo da oposição, e já está a ser partilhada por todo o mundo graças às hashtags #PrayforSiria e #PokemoninSyria.